Fim de semana com chuvas ainda no RS, sol e calor em boa parte do país
Padrão de bloqueio se mantém nos próximos dias, com sistema frontais com dificuldade de avançar. Chuvas se concentram no Rio Grande do Sul e o tempo firme e quente predomina em boa parte do país.
Nesta sexta-feira (27), uma frente fria que vem provocando chuvas no Rio Grande do Sul, avança ao longo do dia pelo estado, porém perdendo intensidade. No entanto, ainda pela manhã, há previsão de temporais isolados no Oeste e regiões central e metropolitana de Porto Alegre. A partir da tarde as instabilidades perdem força e chove de forma fraca e isolada na serra, litoral norte e porção mais ao sul do norte.
No restante da Região e em boa parte do país, essa manutenção da posição do sistema frontal, contribui para o escoamento de norte e, também, para mais um dia de tempo firme e ensolarado, com temperaturas em elevação e sensação de calor na parte da tarde. Sensação mais amena para toda a faixa leste do país. Devido aos ventos de leste, o sol aparece entre muitas nuvens e há ocorrência de chuvas no Espírito Santo e na faixa leste do Nordeste.
O fim de semana
No sábado (29), a frente fria já se encontra mais afastada no oceano, mas uma região de cavado contribui ainda para nebulosidade sobre o oeste, leste e sul do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva fraca e isolada pela manhã no oeste e na região metropolitana de Porto Alegre. No período da tarde as instabilidades se espalham por toda a metade sul provocando chuvas isoladas e sem potencial para transtornos.
Para o restante do país, mais um dia de tempo firme e ensolarado, sendo mais quente que o dia anterior. A sensação de calor já passa a ser sentida nas áreas do leste do Sul e do Sudeste. Já no leste nordestino, os ventos incidem de forma perpendicular favorecendo um transporte de umidade mais efetivo. Assim, a previsão é tempo nublado e com chuvas fraca, sendo mais abrangentes no estado da Bahia.
No domingo (30), as chuvas volta a ocorrer com força sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. Já pela manhã, instabilidades provocam chuva de moderada a forte intensidade no oeste e sul, e mais fraca na porção central e na região metropolitana de Porto Alegre. No período da tarde as chuvas continuam, porém de forma isolada e com menor intensidade, se extinguindo a partir do fim do dia.
Além disso, uma massa de ar polar avançar pelo território gaúcho e a sensação de frio volta a ser sentida pela manhã nas áreas mais ao sul e oeste, e no restante do dia nas demias regiões do estado.
No restante do país, sem grandes mudanças. O tempo firme permanece em boa parte, com temperaturas mais elevadas. Na Bahia, chove com moderada intensidade somente pela manhã, com redução no decorrer do dia. A tendência é que o bloqueio enfraqueça na próxima semana.