Fim de semana com chuvas volumosas e alerta de temporais na Região Sul

Neste fim de semana a atuação de uma frente fria traz alertas de chuvas intensas e de temporais na Região Sul, no Mato Grosso do Sul e até mesmo no estado de São Paulo. Além disso, uma massa de ar frio também atua.

alerta tempo severo
Formação de frente fria traz potencial para chuvas intensas e temporais na Região Sul. Além disso, uma massa de ar frio começa a avançar.

Neste fim de semana as chuvas continuam na Região Sul, mas passam a atuar mais nos estados de Santa Catarina e do Paraná, devido ao avanço de uma frente fria que também muda o tempo no Mato Grosso do Sul e mais para o fim do período no estado de São Paulo.

Além disso, uma massa de ar frio avança aumentando a sensação de frio em parte da Região Sul.

Alertas e destaques para o sábado

No Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado em todas as regiões ao longo do dia, com possibilidade de chuvisco pela manhã e de chuva fraca na porção norte do estado. A partir da tarde passa a chover de forma mais pontual com fraca a moderada intensidade no Oeste, Região Central e toda a porção norte.

As temperaturas ficam amenas ao longo do dia e podem trazer pouca sensação de frio com mínimas variando entre 13°C e 16°C, sendo mais baixas na região da Campanha, e máximas de 17°C a 24°C.

Em Santa Catarina, o dia é de tempo nublado, com menor concentração de nuvens pela manhã no centro-leste do estado e aumento no decorrer do dia. Na madrugada, previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no meio-oeste, que perdem intensidade no período da manhã.

alerta chuva
Chuvas aumenta de intensidade a partir do fim do dia na porção oeste da Região Sul.

No período da tarde, as chuvas se espalham por todas as regiões catarinenses, mas não trazem potencial para transtornos, ocorrendo com fraca intensidade. Somente no período da noite, que novas instabilidades avançam pelo oeste e provocam chuvas intensas.

No Paraná, as condições ficam divididas. No oeste, sul e leste, o tempo fica nublado ao longo do dia, enquanto que no centro e norte do estado, o tempo firme predomina. Na madrugada e início da manhã, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade, que podem provocar transtornos no oeste, sudoeste e sul do estado. Ao longo do período, a precipitação diminui e passa a chover também nas áreas do leste.

calor
Temperaturas amenas em boa parte da Região Sul, com calor ocorrendo no norte do Paraná e nos estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, volta a chover com maior intensidade e há risco de temporais no oeste e sudoeste do estado. No sul e leste, o tempo continua nublado e com chuva fraca e pontual. Quanto às temperaturas, o destaque fica para o norte e noroeste, onde as máximas podem chegar aos 28°C.

Alertas e destaques para o domingo

No domingo (29) há a formação de uma frente fria e há a intensificação das instabilidades na Região Sul.

No Rio Grande do Sul, há alerta de chuvas intensas na madrugada e manhã no norte do estado. No restante do estado, o tempo fica nublado e os ventos de sul começam a transportar um ar mais frio, que se espalha por todas as regiões ao longo do dia. No leste do estado, há possibilidade de chuva fraca e chuvisco. A partir do fim da manhã, as chuvas reduzem também no norte do estado.

Em Santa Catarina, o tempo fica nublado e chuvoso, com alertas para chuvas intensas e temporais de madrugada e manhã em todas as regiões. No período da tarde, a precipitação reduz de intensidade e ocorre no máximo com moderada intensidade. A partir do fim do dia e durante a noite, há novos alertas para chuva volumosa no oeste e no norte catarinenses.

No Paraná, há alerta de temporais e chuvas intensas na madrugada e manhã no oeste, sudoeste e sul do estado. As chuvas intensas continuam até o fim do dia nessas regiões e passam a ocorrer também no leste e no noroeste, na forma de pancadas e com potencial para temporais.

No período da noite, novos alertas de tempo severo para o sul, sudoeste, oeste, noroeste e norte paranaense, devido a intensificação das instabilidades que levam risco de chuvas muito intensas e de temporais.

No Mato Grosso do Sul, a frente fria passa a influenciar a partir do fim da manhã e no período da tarde deixa alertas de temporais no sul e oeste do estado. Já no estado de São Paulo, a frente fria chega somente no período da noite e atua nas regiões de divisa com o estado do Paraná, levando potencial também para a ocorrência de temporais, principalmente no extremo oeste do estado.