Fim de semana com frio em parte do centro-sul e frente fria no Nordeste

Massa de ar polar continua atuando em parte do centro-sul do país neste fim de semana contribuindo para a manutenção do frio. Já no leste do Nordeste a frente fria que provocou temporais no Sul passa a atuar. Confira os detalhes da previsão do tempo.

previsão do tempo fim de semana
Massa de ar polar e frente fria continuam influenciando o tempo no fim de semana no Brasil.

Os últimos dias foram marcados pela formação e atuação de uma intensa frente fria no país, que contribui para chuvas volumosas e intensos temporais na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, uma intensa massa de ar polar passou a atuar na última quinta-feira (18) derrubando as temperaturas em boa parte da Região Sul e com o ar frio chegando até a Região Norte.

Geadas ainda se forma na Região Sul neste fim de semana, com eventos mais intensos e abrangentes ocorrendo no sábado.

O mesmo sistema ainda influencia no fim de semana, bem como a frente fria, que chega ao leste do Nordeste.

Destaques da previsão do tempo para o sábado

Na manhã do sábado (20), a massa de ar polar ainda mantém o seu núcleo sobre o centro-leste da Região Sul, favorecendo o tempo firme no interior do país. O mesmo sistema contribui para o aumento da circulação de leste e sudeste vinda do oceano, que transporta umidade para a faixa leste que vai do sul de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. Assim, o tempo fica nublado em toda essa porção, com ocorrência de chuva fraca somente no litoral norte de São Paulo e no território fluminense.

previsão do tempo
Chuva e nebulosidade para o sábado, segundo o modelo ECMWF.

No Espírito Santo e no sul da Bahia a frente fria deixa o tempo nublado e com chuva fraca alternando com período de melhoria. O sistema também influencia com o tempo nublado na metade leste de Minas Gerais, mas sem ocorrência de chuva. No restante do leste do Nordeste, nebulosidade variável e chuva muito fraca no leste da Bahia.

No restante do dia, as condições do tempo não sofrem grandes alterações. O principal destaque fica para o surgimento do sol no leste do Paraná e de Santa Catarina e para o aumento das chuvas na região de Salvador, mas sem alerta para eventos intensos.

geadas
Temperaturas mínimas previstas para o sábado.

As temperaturas ficam baixas em boa parte do centro-sul, com sensação de calor somente no período da tarde a partir do norte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Ainda há potencial para formação de geadas em todas as regiões gaúchas, praticamente todo o território catarinense, com exceção da faixa leste, e no centro-sul, leste e oeste do Paraná.

Destaques da previsão do tempo para o domingo

No domingo (21), a massa de ar polar se encontra mais para o oceano mantendo a sensação de frio e o transporte para as regiões mais costeiras. A frente fria apesar de não avançar muito, continua influenciando o tempo no Espírito Santo e no sul da Bahia. No leste do Nordeste, os ventos de leste também continuam atuando e favorecendo o tempo instável.

Tempo nublado e sem chuva, com possibilidade do surgimento do sol entre muitas nuvens no leste do estados de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro. Já na metade leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo fica bastante fechado, com possibilidade de chuvisco. A nebulosidade começa a diminuir somente a partir do fim do dia.

No leste do Nordeste, o tempo fica mais instável e com chuvas de fraca intensidade no sul da Bahia e na região de Salvador no período da manhã. A partir da tarde, a possibilidade de chuva diminui bastante, mas o tempo segue nublado no leste baiano e a nebulosidade aumenta em Sergipe, Alagoas e no leste de Pernambuco.

geada
Temperaturas mínimas previstas para o domingo.

Quanto às temperaturas, não há grandes novidades. Há a previsão de um ligeiro aumento, mas a sensação de frio continua em boa parte da centro-sul do país, com destaque para a Região Sul, onde ainda há potencial para a formação de geadas na região Central, Campanha e Serra do Rio Grande do Sul, no Planalto e Serra de Santa Catarina e no sul do Paraná.