Ciclone impulsiona ar frio no Sul e frente fria chega ao Sudeste
Após a passagem de uma frente fria no Sul e de chuvas volumosas nos três estados da Região, uma massa de ar frio avança e o sistema frontal passa a atuar na Região Sudeste. Saiba aqui o que esperar nas duas regiões.
Os últimos dias foram marcados pela formação de uma ciclone extratropical e de sua frente fria associada. O resultado foram chuvas volumosas e temporais ocorrendo nos três estados da Região Sul, com estragos registrados e acumulados que ultrapassaram os 120 mm em 24 horas.
As condições ficam mais estáveis nos próximos dias, com a incursão da massa de ar frio pela Região Sul e o avanço do sistema frontal até o Sudeste, que contribui para chuvas em apenas uma parte e não proporciona o alívio térmico tão esperado. Confira os principais destaques para cada região.
Previsão do tempo para a Região Sul
Sábado (26) com atuação do ciclone extratropical e da frente fria na Região. No entanto, não há potencial para novos eventos extremos, pelo contrário, para uma condição muito mais agradável.
Pela manhã o tempo fica nublado em boa parte dos três estados, com sol aparecendo no extremo sul do Rio Grande do Sul, no leste e norte de Santa Catarina, no leste, centro, noroeste e porção norte do oeste do Paraná. No período da tarde, as condições se mantêm sem grandes mudanças, apenas há a possibilidade de chuviscos muito pontuais no leste e sudoeste do Rio Grande do Sul.
Destaque para as temperaturas que ficam mais amenas ao longo do dia em praticamente todo o Sul, uma vez que o ciclone contribui para impulsionar o ar frio pela Região. Mínimas de 17°C em Porto Alegre, de 21°C em Florianópolis e de 18°C em Curitiba. As menores mínimas do dia não ficam abaixo dos 15°C e ocorrem no Rio Grande do Sul, uma vez que o ar frio ainda não conseguiu avançar na primeira parte do dia. Sensação amenas no restante do dia e calor somente no norte de Santa Catarina onde as máximas chegam aos 28°C. Em Porto Alegre, máxima de 24°C, de 26°em Florianópolis e de 25°C em Curitiba.
No domingo (27), o tempo firme predomina em praticamente toda a Região Sul ao longo do dia, bem como com as temperaturas amenas. Tempo fechado no extremo norte de Santa Catarina e no extremo leste do Paraná, com sol aparecendo entre nuvens na região de Curitiba.
Com o avanço da massa de ar frio, as mínimas ficam mais baixas e chegam aos 9°C e 10°C nas áreas mais elevadas. Mínima de 17°C em Porto Alegre, de 19°C em Florianópolis e de 15°C em Curitiba. Máximas de 25°C nas capitais gaúcha e catarinense e de 24°C na paranaense.
Previsão do tempo para a Região Sudeste
Sábado (26) de calor e tempo firme em boa parte da Região, com sensação de calor já pela manhã e máximas de 32°C no Rio de Janeiro, de 30°C em Belo Horizonte e de 31°C em Vitória.
O maior destaque fica para o estado de São Paulo, onde a frente fria influencia o tempo. Pela manhã, bastante nebulosidade no centro-sul e oeste do estado, onde há possibilidade de chuvas isoladas. No norte paulista a sensação é de calor já na primeira parte do dia.
No período da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver e a partir de meados do período e há previsão de chuva para o noroeste, centro e leste de São Paulo, com risco para temporais. Há possibilidade de pancadas isoladas entre o fim do dia e o início da noite no norte e noroeste do estado.
No domingo (27), a frente fria continua atuando sobre o estado de São Paulo, avançando um pouco para norte. Assim, pela manhã, o tempo fica nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã no leste do estado de São Paulo. Tempo nublado no sul de Minas Gerais. Sol entre muitas nuvens nas demais regiões paulistas. Já no restante do Sudeste, o tempo firme e ensolarado predomina.
A partir da tarde, novamente as instabilidades se desenvolvem e há previsão de chuvas para todo o território paulista, com alerta de temporais no norte e leste do estado. Condição esta que se estende para o Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, sendo neste último, com previsão de pancadas isoladas no período da noite na região serrana e metropolitana da capital.
O calor continua em toda a Região, com refresco proporcionado pelas chuvas. Mesmo assim, as temperaturas atingem os 31°C no norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Máxima de 30°C em Belo Horizonte, de 28°C no Rio de Janeiro, de 31°C em Vitória e de 24°C na capital paulista.