Fim de semana com massa de ar polar e frente fria atuando no centro-sul
Neste fim de semana a massa de ar polar avança pelo centro-sul intensificando a sensação de frio em toda a Região Sul e parte do Sudeste. Além do frio, a ocorrência de chuva nessas regiões também é destaque.
Esta semana de transição do mês de agosto para setembro está sendo sob influência de uma massa de ar polar, que proporcionou muito frio no último fim de semana e no início desta.
Com seu afastamento e ainda mais com a presença de uma região de cavado que evoluiu para uma frente fria na última quinta-feira (01), a sensação de frio ao longo do dia foi substituída por condições mais amenas e até mesmo de calor.
No entanto, a partir desta sexta-feira (02), a frente fria avança pela Região Sul, com uma massa de ar polar na sua retaguarda, provocando chuvas na forma de pancadas e mais uma queda das temperaturas, respectivamente. Ambos os sistemas atuam no fim de semana e influenciam também a Região Sudeste.
Destaques da previsão para o fim de semana nas regiões Sul e Sudeste
Sábado: chuva de até forte intensidade e frente fria chegando ao Sudeste
No sábado (03) a frente fria atua entre o Paraná e o estado de São Paulo, com o par polar sobre a Região Sul e os ventos de sul chegando ao leste paulista e ao Rio de Janeiro.
Pela manhã, o tempo fica seco em praticamente todo o estado de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no norte catarinense, leste, sul, centro e oeste do Paraná. Chuva fraca é prevista para o leste de Santa Catarina e o sul paulista. No norte do Paraná, as chuvas começam a partir da metade do período.
No Rio Grande do Sul até o oeste e centro-sul de Santa Catarina o tempo firme predomina devido à atuação da massa de ar polar, que consegue “limpar” o céu do sudoeste e oeste do Paraná a partir do meio da manhã.
No período da tarde, a frente fria perde intensidade, mas continua contribuindo para o tempo nublado com chuva fraca e isolada no norte e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e no leste de São Paulo. No Rio de Janeiro, o tempo muda por volta do fim da tarde, com aumento da nebulosidade e chuva fraca. No período da noite, as chuvas de fraca intensidade também podem ocorrer mais no interior paulista até a região de Botucatu.
Nas demais regiões dos estados do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina em virtude da atuação da massa de ar polar.
Em relação às temperaturas, o frio predomina ao longo do dia em boa parte da Região Sul, até o sul e faixa leste de São Paulo, com as mínimas ocorrendo no período da noite, devido ao avançar gradativo da massa de ar polar. As temperaturas ficam abaixo dos 3°C nas regiões de Serra e Planalto da Região Sul. Mínima de 10°C em Porto Alegre, de 12°C em Florianópolis, de 9°C em Curitiba e de 13°C em São Paulo.
Sensação de calor para o norte e noroeste do Paraná e demais áreas do Sudeste, com exceção do Rio de Janeiro, onde as condições são mais amenas.
Domingo: tempo firme, frente fria costeira e geadas
No domingo (04), a frente fria avança de forma costeira até o Espírito Santo, onde contribui para o tempo nublado e com chuva fraca intermitente ao longo do dia, com influência do ar polar que contribui para um dia frio.
A massa de ar polar, ao se deslocar mais para o oceano, favorece o escoamento de umidade para o leste paulista e o Rio de Janeiro. Assim, o dia fica nublado e frio, com possibilidade de chuvisco.
No Sul, o ar polar, além do frio, para o tempo firme e ensolarado em boa parte da Região, com transporte de umidade somente para porção mais ao norte do litoral paranaense e regiões de divisa do Paraná com o sul de São Paulo.
Há potencial para formação de geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, Serra, Planalto e Oeste catarinenses. A mínima e máxima ficam em 8°C e 16°C em Porto Alegre, em 11°C e 18°C em Florianópolis, em 6°C e 12°C em Curitiba, em 11°C e 15°C em São Paulo, em 18°C e 20°C no Rio de Janeiro e em 17°C e 24°C em Vitória. No restante do Sudeste, sensação de frio pela manhã e calor no período da tarde com máxima em torno dos 30°C.