Fim de semana com massa de ar polar, geada e até chuva forte no Brasil

Uma frente fria já atua no centro-sul do país e já provocou chuvas volumosas e temporais No fim de semana, o sistema frontal continua influenciando o tempo e uma intensa massa de ar polar derruba as temperaturas. Além disso, há previsão de chuva também no leste do Nordeste. Confira aqui a previsão do tempo para o fim de semana.

Ar polar, frente fria, geadas e chuvas! O fim de semana será muitos fenômenos meteorológicos no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Nordeste!

Como previsto, uma frente fria passou a atuar neste feriado prolongado de Corpus Christi, provocando chuvas de até forte intensidade e temporais na Região Sul e no estado do Mato Grosso do Sul, atuando no estado de São Paulo nesta tarde de sexta-feira (18).

O sistema frontal continua atuando sobre o Centro-Oeste e o Sudeste no fim de semana, juntamente com uma massa de ar polar que derruba as temperaturas, principalmente na Região Sul. Em parte do leste do Nordeste, as chuvas não dão trégua.

Sábado: frente fria, massa de ar polar no centro-sul e risco de geadas

No sábado (18), a massa de ar polar, que é seca e fria, contribui para um dia proveitoso e muito frio em boa parte da Região Sul, e em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Tempo firme e ensolarado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em praticamente todo o estado do Paraná, com exceção para a porção litorânea, onde o tempo fica nublado, mas o sol consegue aparecer um pouco entre o fim da manhã e o início da tarde.

frente fria chuvas
Frente fria atua no Centro-Oeste e no Sudeste durante o sábado.

O sol também aparece na metade sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Já nas demais áreas de desses estados e no sul e oeste do Mato Grosso, a frente fria proporciona um dia nublado, frio com chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma mais isolada na maior parte das localidades. Somente no sudoeste mato-grossense que há potencial para temporais e chuvas de forte intensidade. Chuvas mais abrangentes ocorrem no leste de São Paulo.

No fim de semana entre o norte do Paraná, o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo, os acumulados podem superara os 60 mm.

Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a frente fria passa a atuar por volta de meados da tarde e deixa o tempo nublado no sul mineiro, na região do Triângulo Mineiro e na metade sul do Rio de Janeiro, com chuva muito pontual, que se torna mais abrangente no período da noite somente em todo o território fluminense.

Rio de janeiro chuva
Chuva em todo o Rio de Janeiro a partir do fim da tarde do sábado.

As temperaturas mínimas, já ficam entre 3 e 4°C e trazem condições para formação de geada na Campanha, região Central, no Oeste e na Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e porção sul do Planalto de Santa Catarina.

Domingo: ar polar afasta, chuvas ainda no centro-sul e risco geadas

No domingo (19), a massa de ar polar se desloca para o oceano, não conseguindo avançar de forma mais continental. A frente fria avança de forma mais costeira e influencia o tempo no Espírito Santo.

Assim, o dia fica nublado e frio na faixa leste que vai do litoral norte de Santa Catarina e do litoral do Paraná até o Espírito Santo, passando pelo leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. Previsão de chuva fraca alternando com período de melhoria, no litoral norte paulista, no Rio de Janeiro e no território capixaba.

chuva
Pancadas volta a ocorrer entre o Mato Grosso do Sul, o Paraná e São Paulo.

Nas demais regiões da Região Sul, o tempo fica firme, ensolarado e frio até o oeste e centro-sul do Paraná. Potencial para formação de geada em praticamente todas as regiões gaúchas, com exceção para o extremo sul e porção litorânea. Geadas também ocorrem na Serra, porção sul do Planalto, no Oeste de Santa Catarina. No Paraná, há potencial para formação de geada no sudoeste e no extremo sul do estado.

geadas
Frio e geadas em boa parte da Região Sul no início da manhã de domingo.

A partir da tarde, a massa de ar polar atua mais no oceano, bem como a frente fria que já se encontra bem mais afastada. Assim, uma região de cavado consegue se formar e há o retorno das chuvas de fraca a moderada intensidade no noroeste e norte do Paraná, na metade oeste do Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de São Paulo, no oeste da região do Triângulo Mineiro e até mesmo, no extremo sul de Goiás, ocorrendo neste último de forma mais isolada.

No período da noite, há potencial para pancadas na porção centro-norte e oeste de São Paulo, no extremo norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

Nordeste: um fim de semana nublado e com alerta de chuva forte

Neste fim de semana a circulação de leste ganha intensidade no Nordeste, o que também favorece a formação de cavados sobre a costa que potencializam as chuvas.

No sábado (18), tempo nublado no nordeste, com tempo mais fechado entre o norte da Bahia e os estados de Sergipe, do Alagoas e de Pernambuco, onde, entre Aracaju e Maceió, há previsão de chuvas de fraca intensidade pela manhã e moderadas a partir da tarde. Não há potencial para volumes elevados.

Entre Sergipe e Alagoas, os acumulados podem passar dos 70 mm, mas as chuvas mais intensas acontecem no domingo.

No domingo (19), ainda no leste de Sergipe e de Alagoas, na madrugada e manhã há alerta de chuvas de até forte intensidade, que ocorrem de forma mais isoladas, mas podem provocar transtornos. No leste de Pernambuco até o Rio Grande do Norte, o tempo firme predomina.