Fim de semana com potencial de chuvas volumosas em boa parte do país
Neste fim de semana as chuvas ganham intensidade em boa parte do país, levando potencial para volumes elevados e temporais, principalmente, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Além disso, há o desenvolvimento de um ciclone subtropical.
Este fim de semana será marcante primeiramente devido à expectativa das chuvas mais volumosas desta primavera até o momento. Outro ponto chamativo é o desenvolvimento de um possível ciclone de características subtropicais, entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, e o avanço de uma intensa frente fria pela Região Sul no domingo (25).
Os alertas e destaques para o sábado
O sábado (24) já inicia com previsão de chuvas isoladas de fraca à moderada intensidade no centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste e norte de São Paulo, em Goiás, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, devido a atuação de regiões de cavados, que na porção central do país, estão sendo estimulados pelo sistema de alta em altos níveis, a Alta da Bolívia.
No decorrer da manhã, as instabilidades perdem força no estado gaúcho e ganham no Brasil Central, levando potencial para temporais já no início da tarde entre o norte paulista e a região central de Goiás, passando pelo Triângulo Mineiro.
No entanto, as chuvas mais intensas e abrangentes passam a ocorrer à partir do meio da tarde, levando potencial para transtornos, em todo o estado de Minas Gerais, de São Paulo, Goiás, Espírito Santo, nordeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Tocantins, sul do Pará. No Mato Grosso, os temporais ocorrem de forma mais isolada, com maior potencial para o norte do estado.
Já na Região Sul, as instabilidades também se formam no período da tarde, ganhando força ao longo do período e também levando potencial para temporais no norte do Paraná, oeste de Santa Catarina, norte e noroeste do Rio Grande do Sul e na região metropolitana de Porto alegre mais para o fim da tarde.
Os alertas e destaques para o domingo
No domingo (25), as chuvas intensas continuam na madrugada e manhã no leste de Goiás e, principalmente no oeste e metade sul de Minas Gerais, e no Espírito Santo, onde há potencial para volumes elevados e ocorrência de alagamentos e deslizamentos.
A partir do fim da manhã, o cavado, que vinha contribuindo para as chuvas torrenciais na primeira parte do dia, se aprofunda, iniciando o desenvolvimento de um ciclone de características subtropicais, que se torna maduro por volta da segunda-feira (26) e passa para características extratropicais no meio da semana.
Ao longo da tarde, as chuvas aumentam no leste e sul de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia. Em resposta à essa perturbação somando os ventos perpendiculares à costa, chuvas intensas também passam a ocorrer a partir do início do período no nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e de São Paulo e no Rio de Janeiro, também com potencial para transtornos.
Além disso, uma frente fria intensa no Uruguai e na Argentina, contribui para ventos de norte intensos no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul e, posteriormente, à noite, para intensos temporais no oeste gaúcho.