Fim de semana com ZCAS: dias chuvosos do Norte ao Sudeste
Mais chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste! Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo instável e a precipitação constante em parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Mais uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou nesta semana proporcionando um início de janeiro chuvoso sobre boa parte do país, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Não será diferente no próximo fim de semana! A ZCAS continua atuando e os maiores volumes são esperados para os estados de Goiás, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Confira aqui os alertas e destaques.
Alertas e destaques para a sexta-feira
Sexta-feira (09) de tempo nublado e chuvoso em boa parte do Sudeste. Pela manhã, chuvas de fraca a moderada intensidade no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Já no estado de Minas Gerais, a precipitação ocorre com maior intensidade e com potencial para transtornos. No Centro-Oeste e na Região Norte, chove de forma mais isolada, com núcleos intensos ocorrendo entre Goiás e o Mato Grosso e no oeste e noroeste do Pará.
No período da tarde, a chuva se espalha por boa parte do país e praticamente todo o Centro-Oeste e Sudeste, com exceção do centro-sul paulista, oeste do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. Chuvas de moderada a forte intensidade no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no norte do Espírito Santo e de Goiás, onde há potencial para transtornos. Além dessas áreas, o sul e oeste da Bahia e o Tocantins, possuem alerta para tempestades.
Alertas e destaques para o fim de semana
No sábado (08), o tempo instável continua, bem como as chuvas, que acontecem com maior intensidade. Pela manhã, alerta de chuva forte na porção central e leste do estado de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, no centro-norte de Goiás, no norte do Mato Grosso, no estado do Tocantins, no oeste e noroeste do Pará e no centro-leste do Amazonas. No norte e leste paulistas, chuva mais isolada ocorrendo de fraca a moderada intensidade.
No período da tarde, o potencial para transtornos continua, principalmente no território mineiro e capixaba, com acréscimo de chuvas intensas ocorrendo no norte e leste de São Paulo, no sul de Goiás e também no sul da Bahia.
Um domingo (09) ainda com presença da ZCAS. As chuvas diminuem em boa parte do Centro-Oeste, mas se mantêm intensas no estado de Goiás ao longo de todo o dia. Essa mesma condição é observada no Sudeste nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em São Paulo, no norte e leste, há potencial para transtornos, porém as tempestades e chuvas intensas ocorrem a partir de meados da tarde. Além dessas, áreas, mais um dia com risco para o sul e oeste da Bahia e estado do Tocantins.