Fim de semana: calor no centro-sul e risco de fortes temporais no Sul
A condição de bloqueio atmosférico se mantém no fim de semana e contribui para o aumento das temperaturas em boa parte do centro-sul. A atuação de um cavado traz risco de novos temporais no Rio Grande do Sul. Confira aqui os detalhes.
Um bloqueio atmosférico que se estabeleceu no fim de junho continuará influenciando o tempo neste fim de semana.
Com a atuação de um cavado no extremo sul do país, o escoamento de norte se intensifica e favorece o transporte do ar quente para o centro-sul do país e, principalmente para a Região Sul. O aumento das temperaturas somada a formação de um cavado favorece a formação de instabilidades no Rio Grande do Sul que trazem potencial para temporais.
Sábado: alerta de temporais, calor e também condições amenas
Com o afastamento para o oceano de uma massa de ar frio, uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul. Além disso, os ventos mais quentes de norte passam a predominar. Assim, com condição mais instável na atmosfera, umidade e calor, instabilidades se desenvolvem já na noite de sexta-feira (08) e trazem potencial para pancadas e temporais isoladas no Oeste e na Campanha, podendo também atingir o sul e leste da região Central.
No decorrer da madrugada as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas no Oeste, Campanha e Sul, podendo ocorrer também no das Missões na Região Central, com menor intensidade. Há potencial para queda de granizo e fortes rajadas de vento. No período da manhã, as chuvas continuam, mas perdem intensidade gradativamente, não levando mais risco para transtornos. Essa condição se mantém para o restante do dia, com o sol surgindo em boa parte do território gaúcho, com tempo fechado ainda para o sul do estado.
No restante da Região Sul, o tempo fica nublado durante boa parte da manhã no centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, mas sem previsão de chuva. A partir do fim do período e no restante do dia, o tempo firme predomina.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o sábado (09) também será proveitoso em boa parte. Somente no nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, que o tempo fica nublado com possibilidade de chuvisco pela manhã, com sol podendo aparecer entre muitas nuvens na segunda parte do dia.
Com o sol predominando e o escoamento de norte transportando o ar mais quente do Brasil Central até a Região Sul, entre o fim da manhã e o meio da tarde a sensação é de calor em todo o Centro-Oeste, centro-norte e oeste de São Paulo, no norte e oeste de Minas Gerais, no norte e extremo oeste do Paraná, no extremo oeste de Santa Catarina e na região da Missões do Rio Grande do Sul.
Nas demais áreas das regiões Sul e Sudeste, a massa de ar frio que atua no oceano, consegue manter as temperaturas amenas ao longo do dia e proporcionar o frio a partir da noite.
Domingo: tempo firme, quente e bastante proveitoso
No domingo (10), não há atuação de cavado ou tão pouco de uma frente fria no país. A massa de ar frio que atua no oceano, se afasta um pouco mais também.
Assim, o tempo firme e ensolarado predomina. Será um dia bastante proveitoso, mas também mais quente no interior do país. No entanto, as temperaturas continuam amenas na faixa leste de Santa Catarina até o Espírito Santo e leste mineiro. Destaque para o aumento das temperaturas no Rio Grande do Sul, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre, onde as máximas podem chegar aos 27°C.