Fim de semana de chuva e frio no Centro-Sul
Neste fim de semana uma frente fria chega ao Sudeste e uma massa de ar frio passa a atuar no Centro-Sul do Brasil dando um alívio ao calor.
Nesta sexta-feira (20) uma frente fria que está atuando no Rio Grande do Sul avança pela Região Sul provocando chuva e ventos fortes. Os maiores acumulados são esperados para o estado gaúcho. Com o deslocamento desse sistema, uma massa de ar polar passa a atuar e, já no fim da manhã, a sensação é de frio no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Nos demais estados da Região o frio chega mais para o fim da tarde.
Na manhã de sábado (21) a frente fria se encontra sobre o estado de Santa Catarina, deixando o tempo nublado com chuva fraca em todo o estado. No Rio Grande do Sul se observa a mesma condição, no entanto, nas demais áreas o tempo fica firme e ventoso, o que aumenta a sensação de frio. No Paraná o dia amanhece nublado no meio oeste do estado e, no fim do período, se observa uma diminuição da concentração de nuvens, e um aumento nas áreas do leste, onde há previsão de chuva fraca.
A partir da tarde o predomínio é de sol no Rio Grande do Sul e, em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece entre nuvens mais elevadas, com exceção para o leste desses estados, onde o tempo segue nublado e com previsão de chuvisco, principalmente para o nordeste catarinense e o leste paranaense. No Centro-Oeste, não há a previsão de chuva, mas a mudança do tempo se dá pelo aumento da nebulosidade no Mato Grosso do Sul e dos ventos de sul que transportam um ar mais frio até o norte do Mato Grosso, dando alívio ao calorão.
No Sudeste o tempo começa a mudar no fim da manhã no sul de São Paulo e, a partir da tarde, a frente fria começa a atuar em todo o leste paulista, chegando ao Rio de Janeiro somente à noite. Há previsão de chuva fraca somente para essas regiões e aumento da nebulosidade para todo o estado paulista e sul de Minas Gerais. As temperaturas diminuem e provocam sensação de frio. A boa notícia é que esse aumento de umidade contribui para melhorar a qualidade do ar, já a má notícia é que os volumes não serão elevados e as chuvas não ocorrerão nas localidades mais do interior.
No domingo (22) a massa de ar polar já se encontra no oceano, mas a frente fria se mantém na altura do Sudeste. Esses dois fatores deixam o dia nublado e frio, com chuva fraca alternando com períodos de melhoria, em toda a faixa leste que vai de Santa Catarina até o Rio de Janeiro. Pela manhã instabilidades se formam sobre o sul do Paraguai e no decorrer do dia ganham força e se deslocam para sul, provocando a partir da tarde, pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no oeste, noroeste e metade sul do Rio Grande do Sul.