Fim de semana de extremos no Sul do Brasil: alerta de chuvas volumosas e de frio intenso
O fim de semana será marcado por chuva volumosa e potencial para transtornos em Santa Catarina. Por outro lado tem o frio intenso no Rio Grande do Sul com temperaturas negativas e risco para geadas.
O fim de semana será marcado por eventos extremos distintos no Sul do Brasil. Por um lado muita chuva e potencial para transtornos, por outro a chegada de uma intensa massa de ar polar que pode gerar temperaturas negativas e fortes geadas.
Com a formação de uma frente fria, a semana termina já com tempo instável e com registro de chuvas em áreas da região Sul do Brasil. Até a tarde de hoje por volta das 15 horas já havia chovido em cidades desde São Borja, no oeste gaúcho, até Tramandaí, no litoral do estado.
Apesar desse volume esperado no noroeste do Rio Grande do Sul, o maior alerta deste fim de semana vai para Santa Catarina, onde são esperados volumes ainda mas elevados, não se descartando o risco para transtornos como alagamentos.
Frente fria deixa Santa Catarina em alerta
Conforme o sistema frontal avançar, mesmo que afastado no oceano, um canal de umidade vai permanecer sobre o continente nesses próximos, e é por isso que entre o sábado (6) e o domingo (7) existe previsão de volumes elevados com destaque para o estado catarinense.
A chuva tende a se espalhar pela maior parte da região Sul neste fim de semana conforme mostra o mapa abaixo. Desde a metade norte gaúcha até partes do Paraná, a condição é de tempo instável.
Porém, vale ressaltar que os maiores acumulados estão previstos para Santa Catarina com volumes que podem passar até dos 80 milímetros em algumas cidades.
Massa de ar polar e o risco para geadas
Conforme as instabilidades associadas a frente fria avançarem pela região Sul do Brasil, uma intensa massa de ar polar chega na retaguarda e derruba as temperaturas de maneira acentuada.
Hoje a noite já fará muito frio em boa parte do Rio Grande do Sul, especialmente sobre áreas já com tempo seco e sem presença de nebulosidade, algo previsto para a metade sul do estado que fica mais suscetível ao ar polar.
Na madrugada de sábado (6) são esperadas temperaturas negativas na campana gaúcha com mínimas em torno de -2°C, o que junto com o tempo estável pode resultar em fortes geadas especialmente na campanha gaúcha.
A temperatura permanecerá baixa no domingo e na segunda-feira (8), mas com o avanço da segunda onda de frio mais intensa são esperadas temperaturas até mais baixas na terça-feira (9) e mais pra frente também, como é caso do outro fim de semana com uma possibilidade até para ocorrência de neve.