Fim de semana de muita chuva no Brasil: acumulados de 100 mm e alertas amarelo e laranja do INMET

Neste final de semana são previstos acumulados de chuva superiores a 100 mm em diversas áreas do Brasil. INMET emite alertas amarelo e laranja de chuvas intensas em regiões do centro-norte e Nordeste do país.

Os dias típicos de verão continuam no Brasil. No período da manhã e durante a tarde tempo firme e calor, ao final do dia, aumento de nebulosidade e riscos de tempestades. Este padrão irá permanecer ao longo dos próximos dias.

INMET emite alertas amarelo e laranja para 20 estados e o Distrito Federal para este final de semana. Os acumulados de precipitação, até domingo, vão superar os 100 milímetros em áreas do Mato Grosso, Bahia e Maranhão.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 20 estados estão sob alerta amarelo a laranja: centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia.

Alertas de chuva intensa emitido pelo INMET para o sábado (11).
Alertas de chuva intensa emitido pelo INMET para o sábado (11).

A seguir trazemos os alertas e a previsão do tempo com mais detalhes para sábado (11) e domingo (12).

Sábado

A madrugada deste sábado (11) será com pancadas de chuva isoladas sobre o centro-norte, Sudeste e Nordeste do Brasil. Em alguns pontos como: norte de Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Maranhão, área central do Mato Grosso, norte do Tocantins e centro do Amazonas têm possibilidades de chuvas mais intensas.

Previsão de chuva para a tarde deste sábado (11), pelo modelo ECMWF.
Previsão de chuva para a tarde deste sábado (11), pelo modelo ECMWF.

Durante a manhã, as chuvas continuam sobre as regiões do Piauí, Mato Grosso e Tocantins, porém com menores intensidades. Na Região Sul, as chuvas voltaram a ser registradas ainda nesta quinta-feira (09) e a previsão é de que continue durante a manhã de sábado (11) ocorrendo de forma fraca e isolada entre o norte de Santa Catarina e sobre a região metropolitana de Curitiba.

No período da tarde diversas áreas de instabilidade surgirão sobre o país, provocando chuvas intensas e tempestades isoladas. As atenções ficam voltadas para a Bahia, norte e sul do Piauí, próximo a divisa com o Maranhão, que há alguns dias já vem registrando volumes elevados de precipitação. Com a previsão de mais chuva, o INMET emitiu alerta laranja para a região de chuvas intensas com acumulados de até 100 mm/dia incluindo os dois estados.

Mapa de densidade de raios para a tarde deste sábado (11), pelo modelo ECMWF.
Mapa de densidade de raios para a tarde deste sábado (11), pelo modelo ECMWF.

Mas não se engane, as chuvas volumosas e o potencial de tempestades são grandes também em outras regiões como em: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Noroeste de São Paulo e Triângulo Mineiro. A grande quantidade de umidade disponível na atmosfera provoca chuvas volumosas também em áreas da Região Norte. No Acre, por exemplo, o acumulado diário poderá chegar aos 60 mm em alguns municípios.

Domingo

No decorrer da noite de sábado (11) para domingo (12), estão previstas chuvas intensas. Assim como no dia anterior, o centro norte do Mato Grosso poderá ser atingido por tempestades isoladas ao longo da madrugada, bem como boa parte do Tocantins.

Previsão de chuva para a tarde deste domingo (12), pelo modelo ECMWF.
Previsão de chuva para a tarde deste domingo (12), pelo modelo ECMWF.

No Nordeste, a chuva não dará trégua na madrugada de domingo, a faixa entre os estados da Bahia, Sergipe, Piauí e Pernambuco deverão registrar os maiores volumes pluviométricos. Chuvas intensas previstas também para a região de Sinop, Mato Grosso. Nas outras áreas da região chuvas isoladas e de menores intensidades.

No período da manhã as chuvas se espalham pelo país e vão ocorrer de maneiras isoladas sem potencial para transtornos. O problema se inicia no decorrer da tarde, quando o calor e a umidade disponíveis na atmosfera são ingrediente fundamentais para causar instabilidade na atmosfera.

Mapa de densidade de raios para a tarde deste domingo (12), pelo modelo ECMWF.
Mapa de densidade de raios para a tarde deste domingo (12), pelo modelo ECMWF.

Chuvas menos intensas são previstas para o sul do Brasil, no centro-leste de Santa Catarina e em alguns municípios do Paraná. A partir do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul chuvas intensas e tempestades isoladas são previstas para todas as regiões.

Até domingo (12) os acumulados de chuva vão superar os 100 milímetros. De acordo com o modelo de confiança da Meteored, áreas centrais do Mato Grosso, Vale do Mucuri em Minas Gerais e diversas cidades do litoral baiano Bahia e interior do Tocantins deverão atingir este volume.