Fim de semana de muito frio no Centro-Sul

Frente fria avança pela Região Sul chegando ao Centro-Oeste e Sudeste, levando pouca chuva e bastante frio. Nas áreas mais ao norte do país, calor e chuvas volumosas.

Primeira onda de frio do ano, pode ocasionar no registro das menores temperaturas do ano até o momento.

A frente fria que chegou ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (10), provocou chuvas de moderada a forte intensidade no oeste do RS, com acumulados não muito elevados de no máximo 44mm em Uruguaiana. Com o avanço do sistema, uma massa de ar polar começa a atuar no Sul e as temperaturas nesta madrugada ficaram em torno dos 16°C no oeste e sul gaúchos, com previsão de serem mais baixas na madrugada dos próximos dias. Mas como será o tempo no fim de semana do Dia das Mães?

Previsão do tempo para o fim de semana

Na noite desta sexta-feira (11), a frente fria já atua sobre os estado do PR, MS e SP, provocando diminuição das temperaturas e sensação de frio. Frio este, que fica mais intenso em toda a Região Sul e chega até os estados do MT, RO e AC, devido à atuação de ventos de sul que acabam transportando o ar mais frio para as regiões mais ao norte.

No sábado (12), o dia fica nublado na metade norte do RS e oeste de SC e, no restante da Região Sul o sol aparece entre nuvens. Não há previsão de chuva, somente na madrugada e início da manhã no leste e norte do PR. Sensação de frio ao longo do dia e mínimas de até 3°C nas áreas mais elevadas do Sul. Em Porto Alegre a mínima fica em 15°C, em Florianópolis em 17°C e em Curitiba em torno dos 12°C.

Acumulado de chuva previsto da sexta-feira (11) até o domingo (13), segundo o modelo ECMWF.

Em SP, o dia fica nublado e com previsão de chuva fraca a partir do meio da tarde no leste, centro e noroeste do estado. Sensação de frio em todas as áreas e mínimas de 17°C na capital. Na metade sul de MG, a concentração de nuvens é menor, o que possibilita o aparecimento do sol. Previsão de chuva isolada e fraca entre Belo Horizonte e Monte Verde. No RJ, a nebulosidade aumenta bastante ao longo do dia trazendo chuva, também de fraca intensidade a partir do fim da tarde. Com a chegada da chuva as temperaturas diminuem bastante e na parte da noite a sensação é de frio.

No domingo (13) do dia das mães, a frente fria se encontra mais afastada do continente e na altura do sul da BA. Assim, a massa de ar polar predomina sobre o Centro-Sul do país e as temperaturas diminuem mais, aumentando a sensação de frio. Neste dia há a possibilidade de se registrar a menores temperaturas do ano até o momento, com mínimas de até 0°C na serra catarinense e, em torno dos 3°C na serra gaúcha.

Temperaturas mínima previstas para o domingo (13), o dia mais frio, pelo modelo europeu ECMWF.

No leste de SC e do PR, o dia fica nublado com possibilidade de chuva fraca pela manhã e, no fim do dia, na faixa litorânea. No MS, SP, RJ e metade sul de MG, há bastante nebulosidade e chuva fraca isolada na parte da tarde. As temperaturas também diminuem e a sensação de frio aumenta devido à maior atuação de ventos de sul.

Entre Porto Seguro e Salvador, o tempo fica nublado e com previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia, intercalando com períodos de melhoria. De Aracaju até o estado do Amapá, previsão de chuva ao longo do dia, com maiores acumulados previstos para Maceió, Recife, São Luis e Belém.

Tendência para a semana seguinte

Massa de ar polar se desloca para o oceano, diminuindo o frio no Centro-Sul do país e contribuindo para o aumento do transporte de umidade para a faixa leste que vai do ES até o RN. A partir da terça-feira (15), uma nova frente fria chega a Região Sul, provocando temporais e, posteriormente, diminuição das temperaturas. Mais para o fim da semana outro sistema frontal se forma, porém sobre os estados de SC, PR e SP, o que provoca chuvas bastante intensas. Em resumo, a próxima semana será de chuva e temperaturas baixas no Centro-Sul.