Fim de semana de sol e calor em boa parte do Brasil

Bloqueio atmosférico continua a interromper o avanço dos sistemas frontais nesse fim de semana. No entanto na próxima semana essa condição começa a mudar com a chegada de uma frente fria ao RS.

Massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil neste fim de semana.

A atuação de uma área de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico vem impedindo que sistemas frontais avancem sobre o Brasil, proporcionando uma condição de tempo mais seco e quente no Centro-Sul e no interior do Nordeste. Esse sistema de alta pressão, também acaba intensificando os ventos que transportam umidade para as regiões costeiras do leste do país, provocando chuvas persistentes na faixa que vai do estado do ES até o RN. Já na porção norte do Brasil e da América do Sul, a ZCIT vem provocando chuvas volumosas.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (27), as condições do tempo em todo país não diferem muito do que foi dito anteriormente. O tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia, alternando de intensidade, na faixa que vai do ES até o RN, com maiores volumes previstos para Porto Seguro, Ilhéus e Salvador. O mesmo se observa no litoral norte do país, porém a chuva ocorre de moderada a forte intensidade durante todo o dia.

No restante do país a previsão é de bastante calor e sol entre poucas nuvens, com exceção para os estados da Região Sul, onde a concentração de nuvens é maior e, a atuação dos ventos de quadrante norte, contribui para o aumento da sensação de calor, principalmente no estado do RS e oeste do PR e de SC. Previsão de pancadas de chuva isoladas no sul do estado gaúcho mais para o fim da tarde e noite.

Acumulado de chuva da sexta-feira (27) até o domingo (29), segundo o modelo ECMWF.

Para o fim de semana a chuva diminui no litoral da BA, porém se observa um aumento entre Recife e Natal, e em toda porção norte, com previsão de volumes bastante elevados que podem superar os 100mm e ocasionar transtornos como alagamentos.

Outra mudança que se observa é na Região Sul, onde o tempo fica mais instável e o potencial de chuva aumenta. No sábado (28) o dia começa com bastante nebulosidade no leste do PR, em SC e no sul do RS, mas sem ocorrência de chuva. No decorrer do dia as temperaturas se elevam e contribuem para a formação de instabilidades, que provocam chuva a partir do início da tarde em todo o PR, metade leste de SC e metade leste do RS.

No domingo (29), a nebulosidade diminui nos estados do PR e de SC, e aumenta na metade sul do RS, devido à presença de um sistema de baixa pressão na Argentina, que deixa o tempo instável e chuvoso no Uruguai. O sistema não consegue avançar muito em direção ao RS, mas a partir da tarde provoca pancadas de chuva no extremo oeste e regiões próximas a fronteira. As temperaturas se elevam bastante e faz bastante calor em toda a Região Sul.

Quando que volta a chover e começa a fazer frio?

Ao longo dos próximos dias será observado o enfraquecimento do bloqueio atmosférico e um retorno das chuvas para o Sul do Brasil. Assim, está prevista a chegada de uma frente fria por volta do final da próxima semana, acompanhada de uma massa de ar polar que pode corresponder à primeira onda de frio do ano. Esse sistema, segundo os modelos, consegue chegar até a altura dos estados de SP e do MS. No entanto ainda está muito longe para detalhar a previsão, mas já podemos considerar como um fato que teremos chuva e frio já no mês de Maio.