Fim de semana: frente fria muda o tempo em parte do Sudeste

Quebra do bloqueio permite o avanço de uma frente fria até o Sudeste. No entanto, nem toda a Região será beneficiada pelas chuvas e pela redução das temperaturas. Contamos os detalhes aqui.

alerta são paulo rio de janeiro
Frente fria chega ao Sudeste e favorece a ocorrência de tempestades e o alívio do calorão. No entanto, não é para toda a Região.

A tão esperada mudança iniciou na última quinta feira (10) com a formação e a atuação de uma frente fria sobre a Região Sul, que ainda influencia as condições do tempo em boa parte dos estados sulistas nesta sexta-feira (11), com destaque para o avanço de uma massa de ar frio.

A frente fria chega ao Sudeste por volta do fim do dia, contribuindo para o aumento da nebulosidade e para pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de tempestades no centro-sul, leste e oeste do estado de São Paulo. Não se descarta a formação de instabilidades no norte paulista e no sul de Minas Gerais. No entanto, a probabilidade para a ocorrência de chuva é muito baixa.

As temperaturas desta sexta-feira (11) também são destaque. Com a atuação da frente fria na Região Sul, uma condição pré-frontal é observada na Região Sudeste. Assim, o calor ainda é intenso e as máximas podem chegar aos 31°C em São Paulo, aos 33°C no Rio de Janeiro, aos 30°C em Belo Horizonte e em Vitória.

Alertas e destaques para o sábado

Na madrugada do sábado (12), a frente fria atua entre o sul de São Paulo e o norte do Paraná. Previsão de chuva no centro-sul e leste paulistas, com alerta de chuvas intensas no sul do estado. Na região metropolitana da capital, as chuvas ocorrem com fraca intensidade. Nas demais regiões de São Paulo, há previsão de chuva fraca e isolada.

Pela manhã, bastante nebulosidade em todo o território paulista, sul de Minas Gerais e porção sul da região do Triângulo Mineiro. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade somente no sul e leste de São Paulo. No restante do Sudeste, o tempo firme predomina.

ECMWF
Previsão de chuvas para a tarde do sábado segundo o modelo ECMWF.

No decorrer da tarde, o sistema frontal não consegue avançar e se mantém entre São Paulo e o Paraná. Assim, as instabilidades se intensificam e, entre o meio da tarde e a noite, há potencial para tempestades no sul, oeste, leste e porção central do estado de São Paulo.

No noroeste paulista, Sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o padrão da precipitação ainda é muito irregular, com previsão de pancadas isoladas. As chuvas no norte paulista ocorrem de forma mais abrangente e intensa, se estendendo ao Triângulo Mineiro, somente no decorrer da noite.

Além da chuva, a temperatura também é destaque. O calor e sensação de abafamento ainda é presente em boa parte do Sudeste, com máximas em torno dos 30°C. No leste paulista e nas regiões mais próximas do território paranaense, as temperaturas ficam amenas e as máximas na região da capital paulista não passam dos 24°C.

Alertas e destaques para o domingo

No domingo (13), uma baixa pressão se forma próximo à costa do estado de São Paulo. Assim, já pela manhã há potencial de chuvas intensas no sul do estado. Já nas demais regiões, muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas, com maior probabilidade de ocorrerem com moderada intensidade e maior abrangência nas áreas próximas à divisa com o Paraná e no interior da porção leste do estado.

ECMWF
Previsão de chuvas para a tarde do domingo segundo o modelo ECMWF.

No período da tarde, principalmente entre o meio e o fim do período, há alerta de tempestades em todas as regiões paulistas, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, padrão isoladas, porém, com potencial tempestivo. Para o restante da Região Sudeste, o tempo firme predomina.

No período da noite, as chuvas ainda deixam alerta no centro-leste e norte de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. Na região metropolitana de Belo Horizonte, previsão de pancadas isoladas e alerta de tempestades pontuais.

Tendência para o início da semana

No início da semana o sistema frontal consegue se deslocar para norte e as chuvas aumentam no estado de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, proporcionando risco para transtornos e o tão esperado alívio do calor. O norte mineiro e o território capixaba ainda enfrentam o calor e há a possibilidade de pancadas isoladas.