Fim de semana: geadas e frio no centro-sul e calor no centro-norte

O fim de semana será de contraste térmico com a atuação de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas em boa parte do centro-sul, com formação de geadas e temperaturas negativas. Já no centro-norte do país, o calor continua.

frio e calor fim de semana
Massa de ar polar se espalha pelo centro-sul do país e traz um fim de semana de inverno. No entanto, o calor ainda é destaque no centro-norte.

A mudança de padrão chegou! Finalmente uma frente fria e uma massa de ar polar romperam o bloqueio atmosférico, trazendo de volta as chuvas para a Região Sul e o frio de inverno.

Nesta sexta-feira (29), a massa de ar polar já atua na Região Sul e nos estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, influenciando à Região Sudeste somente a partir do fim do dia, quando o núcleo do sistema passa a atuar sobre a Região Sul e o ar frio consegue penetrar até o Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nas horas seguintes, o ar frio vai se espalhando por boa parte do centro-sul e deixando o céu sem nuvens.

Fim de semana com temperaturas negativas, geadas e também calor

Sábado

No decorrer da madrugada de sábado (30), a massa de ar polar centraliza-se sobre a Região Sul, com ventos de sul chegando até o estado de São Paulo, metade sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde, neste último, ainda há influência da frente fria.

A partir do início da manhã, a frente fria passa a atuar sobre o Espírito Santo, mas de forma muito costeira, provocando mais aumento de nebulosidade do que chuva. Na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo segue com nebulosidade variável e céu mais aberto a partir da tarde.

Quanto ao frio, as mínimas na Região Sul atingem no máximo os 13°C somente no litoral norte de Santa Catarina e os 11°C e 12°C no litoral norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, as temperaturas no início da manhã não passam dos 10°C. Temperaturas abaixo de 5°C que trazem condições para formação de geada no Oeste, Região Central, na Serra e Norte do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina, no centro-sul e leste do Paraná. Mínimas negativas podem ser registradas na Serra Catarinense.

Geadas mais intensas e abrangentes acontecem nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Em São Paulo, mínimas variando de 9°C a 16°C, sendo mais elevadas no norte e mais baixas nas regiões de divisa com o Paraná, com 11°C previstos para à capital paulista. Centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, mínimas de 11°C a 17°C, com 14°C para Belo Horizonte. Nas capitais Rio de Janeiro e Vitória, as mínimas acontecem no fim da noite e ficam em 18°C e 22°C respectivamente, com pouca variação da temperatura ao longo do dia.

Quanto ao calor, o ganho de temperatura ao longo do dia continua elevado desde o norte e oeste paulista até a Região Norte, com máximas variando de 27°C até 35°C do norte de São Paulo até a porção central do Pará e do Amazonas.

Domingo

No domingo (31), a massa de ar polar se encontra mais deslocada para o oceano e mais próxima do Sudeste, contribuindo para a diminuição das temperaturas e para o aumento da umidade nas áreas do leste. Assim pela manhã, o tempo fica nublado no norte de Santa Catarina até o leste do Paraná, mas com abertura do céu e predomínio do sol já no fim da manhã.

Devido a influência da frente fria, na faixa leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia, o dia fica nublado e com possibilidade de chuva muito fraca e pontual.

As temperaturas continuam baixas na Região Sul, mas há uma pequena perda da intensidade do frio, o que diminui bastante o potencial de geadas para boa parte das localidades. Risco de geada somente para a região Central e Serra do Rio Grande do Sul, na Serra e porção sul do Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

No Sudeste, o frio se intensifica no leste, com mínimas de 9°C na capital paulista e de 17°C no Rio de Janeiro. Já no sul de Minas Gerais, as mínimas podem ficar abaixo dos 4°C nas áreas mais elevadas contribuindo para a formação de geadas.

Novamente, ao longo do dia as temperaturas sobem bastante no Brasil Central e já no norte de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Triângulo Mineiro, as máximas variam entre 30°C e 32°C. Já no Mato Grosso do Sul, sul do Amazonas, do Pará e no Tocantins, as temperaturas podem chegar aos 36°C.