Fim de semana: massa de ar frio e alertas de temporais e chuvas intensas
Previsões indicam possibilidade de tempestades e temperaturas abaixo do normal no centro-sul do Brasil durante este fim de semana, especialmente no domingo. Condições podem variar de Estado para Estado.
Há diversos sistemas meteorológicos atuando sobre o Brasil neste momento - incluindo um sistema frontal ao sul, cavados e regiões de baixa pressão no Sudeste e Centro-Oeste, e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Com tanta coisa assim acontecendo, é natural se perguntar como vai ficar o tempo ao longo deste fim de semana no centro-sul do Brasil. E, de fato, as condições podem mudar bastante do sábado para o domingo em alguns Estados. Confira a previsão:
Previsão para a região Sul
Na região Sul, há possibilidade de chuva fraca nos litorais ao longo do sábado (17), e resquícios da passagem de um sistema também podem causar chuva fraca em Santa Catarina e no Paraná. Ainda assim, não se espera volumes de chuva expressivos e a tendência é de tempo seco na maior parte do dia, especialmente no Rio Grande do Sul.
Ao longo do Domingo (18), o tempo se torna mais instável e pancadas de chuva podem se formar no Paraná, em Santa Catarina e ao norte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a tarde, com acumulados mais expressivos. Ainda assim, não são esperadas condições de tempo muito severas.
Com a entrada de uma massa de ar frio, as temperaturas se mantém, num geral, mais baixas e amenas ao longo deste fim de semana. São esperadas mínima de 16°C e máxima de 27°C em Porto Alegre; mínima de 18°C e máxima de 24°C em Florianópolis; mínima de 14°C e máxima de 21°C em Curitiba - O tempo vai esfriar no Paraná especialmente durante o domingo (18).
Previsão para a região Sudeste
No Sudeste, pancadas de chuva se formam em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo ao longo deste sábado (17), especialmente durante a tarde. No Estado paulista, no entanto, o tempo permanece predominantemente seco - com risco maior de chuva fraca nas regiões litorâneas.
No domingo (18), o tempo se torna mais instável também no Sudeste, onde pancadas de chuva podem atingir todos os Estados, especialmente durante a tarde. As tempestades trazem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
As temperaturas se mantém dentro da média, podendo tender a valores um pouco mais baixos e amenos ao longo do fim de semana. São esperadas mínima de 15°C e máxima de 23°C em São Paulo; mínima de 17°C e máxima de 25°C em Belo Horizonte; mínima de 21°C e máxima de 26°C no Rio de Janeiro.
Previsão para a região Centro-Oeste
No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, pancadas de chuva se formam de maneira mais localizada ao longo do sábado (17) - podendo ser localmente fortes. Ainda assim, muitos municípios não registrarão chuva e permanecerão com tempo seco.
Já no domingo (18), pancadas se formam de maneira mais generalizada em ambos os Estados, especialmente no Mato Grosso do Sul, onde são esperados os maiores acumulados de chuva e tempo severo.
Tempestades se formarão em Goiás e no Distrito Federal ao longo de praticamente todo o fim de semana, que permanece com tempo instável e chuvoso especialmente durante a tarde. A previsão indica acumulados totais altos e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A formação de muitas nuvens sobre a região mantém as temperaturas mais amenas e, num geral, abaixo da média em todos os Estados. Os valores se mantém entre 22°C e 30°C em Cuiabá; e entre 19°C e 26°C em Goiânia.
A entrada de uma massa de ar frio faz as temperaturas despencarem no Mato Grosso do Sul no domingo, quando se espera mínima de 20°C e máxima de 26°C em Campo Grande.
Para mais informações, consulte as notícias e a previsão específica para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.