Fim de semana no Brasil: frente fria e ZCIT deixam alertas de tempestades e chuvas intensas no Sul, Sudeste e Nordeste
Previsões indicam que os sistemas causarão chuvas expressivas tanto no Sul quando no Nordeste do país. Acumulados totais podem ultrapassar os 100 mm de chuva até o final do Domingo (10).
Diversos sistemas meteorológicos estarão atuando pelo Brasil, causando pancadas de chuva expressivas tanto no nordeste quando no Centro-Sul do Brasil. Nesta quinta-feira (07), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos meteorológicos para o Nordeste, Sul e Sudeste.
- No Nordeste, o aviso de chuvas intensas com grau de severidade “perigo” indica possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.
- No Sul e no Sudeste, os avisos indicam grau de severidade menor, porém ainda significativo, com chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.
Já existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas regiões contempladas pelos avisos, e a situação pode se agravar ao longo do fim de semana, com o avanço de novos sistemas pelo país.
Frente fria avança e traz risco de tempestades severas na Região Sul
Ao longo do sábado (09), uma nova frente fria começa a se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, avançando na sequência para Santa Catarina e Paraná. O sistema organizará a circulação de ventos e umidade atmosférica, de maneira a formar pancadas de chuva em toda a região Sul.
Também há risco de pancadas de chuva em boa parte do Sudeste durante o sábado, especialmente no Rio de Janeiro e na região da Mantiqueira paulista. A exceção é o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, incluindo as regiões do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e litoral norte capixaba, onde o tempo permanece predominantemente seco durante todo o fim de semana.
No domingo (10), após a passagem do sistema frontal, o tempo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina volta a ficar predominantemente firme e seco. Ainda assim, a nebulosidade permanece sobre o Paraná e boa parte do Sudeste, onde continua a possibilidade de chuvas intensas ao longo do dia.
Enquanto a frente fria atua no centro-sul do Brasil, outro sistema deve causar tempestades no Nordeste e particularmente no litoral norte do Brasil: A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
ZCIT continua provocando chuvas intensas no Nordeste
No nordeste, a tendência para o fim de semana é similar ao que será observado já nesta sexta-feira (08). A ZCIT que está atuando na região vai continuar formando nebulosidade alta em vários Estados. No sábado, espera-se os maiores acumulados para o Maranhão e Pará, com volumes altos de chuva em todo o litoral norte.
No domingo, a situação continua similar. Chuvas intensas e contínuas serão registradas tanto no litoral norte quanto no Maranhão, no Piauí e no Ceará. Os acumulados totais podem ultrapassar os 100 mm de chuva, causando alagamentos, deslizamentos e outros problemas na região litorânea. No Rio Grande do Norte, também pode haver incidência de acumulados altos de chuva.
Em Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, assim como no leste da Bahia, há menor possibilidade de chuva e o tempo permanece predominantemente firme, com acumulados pouco expressivos durante o fim de semana. No interior da Bahia, o tempo permanece seco, aberto e ensolarado durante a maior parte do sábado e do domingo.
Graças à atuação da ZCIT, os níveis dos reservatórios do Nordeste seguem aumentando. Dezenas de açudes já alcançaram sua capacidade máxima, e outras dezenas continuam sendo enchidas. Previsões indicam que as chuvas continuarão volumosas na região até o final do mês.