Fim de semana: O que podemos esperar do ciclone extratropical?

No decorrer da próxima madrugada um ciclone extratropical se forma próximo a costa da Região Sul. Há potencial para ventos fortes e temporais ao longo do fim de semana no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O ciclone extratropical pode provocar ventos de até 90km/h no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Um sistema de baixa pressão se forma ao longo da próxima madrugada, dando origem á um ciclone extratropical. Esse tipo de sistema é bastante comum no Brasil e as frentes frias que frequentemente passam pelo país estão sempre associadas a um ciclone extratropical. Este vem chamando bastante atenção, pelo fato de os modelos de previsão divergirem muito entre si e alguns mostrarem um sistema muito intenso, com formação sobre o estado do Rio Grande do Sul.

No entanto, as rodadas mais recentes mostram que os modelos não estão mais divergindo tanto e prevêem um sistema menos intenso e se formando no oceano, próximo a costa da Região Sul. Mesmo assim há a possibilidade de ventos fortes e para a ocorrência de temporais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nesse fim de semana.

Região Sul

Durante a madrugada e manhã do sábado, a faixa leste dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tem previsão de ventos com intensidade entre 50 e 90km/h, o que proporciona agitação marítima e risco de ressaca. Chuva de forte intensidade durante a madrugada somente no leste gaúcho. Nas demais áreas, a previsão é de bastante nebulosidade e ocorrência de chuva fraca para os três estados.

Na parte da tarde, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com exceção para a faixa leste do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, onde o tempo se mantém nublado e com chuva fraca. Já no domingo, com o afastamento do ciclone, o tempo firme predomina. A agitação marítima também diminui.

Região Sudeste

No sábado, devido à formação do ciclone, a previsão é de chuva de moderada intensidade com trovoadas durante a madrugada em todo o estado de São Paulo. Condição esta que se estende para o início da manhã. No decorrer do dia as instabilidades se espalham por praticamente toda a Região, provocando pancadas de chuva forte com risco para temporais na metade sul de Minas Gerais na parte da tarde. Bastante nebulosidade e sensação de abafamento, sem previsão de chuva, para o norte mineiro e estado do Espírito Santo. No litoral paulista e no Rio de Janeiro, os ventos aumentam de intensidade e podem chegar aos 60km/h, com ocorrência de chuva fraca a moderada intensidade.

No domingo previsão de bastante nebulosidade no leste de São Paulo, mas sem ocorrência de chuva. O destaque fica para o estado de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde a frente fria associada ao ciclone provoca temporais na metade norte do território mineiro e no estado capixaba na parte da tarde.

Região Centro-Oeste

Previsão de temporais na madrugada e manhã de sábado no estado do Mato Grosso do Sul e no sul dos estados do Mato Grosso e de Goiás. A partir da tarde as instabilidades se espalham até a porção central do Mato Grosso e por todo o território goiano, provocando pancadas de chuva isoladas que podem ocorrer com forte intensidade.

No domingo o sol aparece entre muitas nuvens e o risco de chuva forte e temporais se concentra na parte da tarde no norte do Mato Grosso do Sul e em todas as regiões dos estados do Mato Grosso e de Goiás.