Fim de semana: predomínio de tempo seco e aumento das temperaturas
Massa de ar frio se desloca para o oceano e perde intensidade, contribuindo para o aumento das temperaturas e da umidade no leste do país.
Nos últimos dias uma massa de ar polar manteve as temperaturas baixas no Centro-Sul do Brasil, contribuindo para a formação de geada e nevoeiro. Nos próximos dias esse sistema se desloca para o oceano, perdendo força e ocasionando em diminuição do frio e aumento do transporte de umidade, principalmente para o leste nordestino.
Previsão do tempo
No sábado (26) a nebulosidade aumenta no leste catarinense e há previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia na faixa que vai de Florianópolis até o leste do PR. Pela manhã a chuva é mais fraca e isolada e, na parte da tarde ganha intensidade, com diminuição no fim do dia. As temperaturas aumentam e a sensação é agradável em toda a Região Sul. O mesmo ocorre no Sudeste, porém há redução das chuvas no leste, com previsão de chuva fraca na parte da tarde. Já no ES, o tempo se mantém nublado e chuvoso, com redução somente na parte da noite.
Esse aumento da precipitação, também ocorre em toda a faixa leste do Nordeste, e há alerta para alagamentos no sul da BA, em Salvador e entre Recife e Natal. No litoral norte, o tempo segue instável e chuvoso. No Centro-Oeste, sem grandes novidades, com previsão de tempo seco e calor ao longo do dia.
No domingo (27) sem grandes novidades. As chuvas diminuem no leste do Sul e Sudeste, com exceção do ES, onde o tempo nublado e chuvoso continua. No RS a nebulosidade aumenta na metade sul do estado, com pequena chance de chuva fraca e isolada no Oeste e região de fronteira com o Uruguai. Já no Nordeste, as chuvas se espalham por todo o litoral da Região, deixando em alerta para chuva forte o sul da BA, região de Salvador e estado do MA e PI.
Retorno das chuvas
O início da próxima semana irá seguir o padrão do fim de semana, porém com aumento das temperaturas em todo o Centro-Sul. Na quarta-feira (29), uma frente fria, que se forma ao sul do Uruguai, chega ao RS e avança nos dias seguintes por toda a Região Sul.
Somente no fim de semana que o sistema consegue adquiri força para se deslocar mais para norte e atuar sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Esse sistema vem acompanhado de uma massa de ar polar, porém não deve ser tão intensa quanto à anterior. No entanto, está muito longe para detalhar a intensidade.