Fim de semana sob alerta: frente fria traz chuvas intensas e tempestades para a Região Sul e Mato Grosso do Sul
Fim de semana será marcado por chuvas intensas e tempestades, capazes de trazer acumulados superiores a 100 mm para alguns municípios brasileiros que estão sofrendo com a seca.
Neste momento, há um cavado (região de baixa pressão) sobre a região sul, sistema associado à passagem de uma frente fria que deve continuar avançando pelo país ao longo dos próximos dias, trazendo tempestades para diversos estados entre o Sábado (14) e o Domingo (15).
Até o final desta sexta-feira (13), o sistema traz pancadas de chuva para Santa Catarina e para o oeste e sudoeste paranaenses, além de manter a nebulosidade e chuvas significativas sobre o Rio Grande do Sul. Além de trazer um alívio para o tempo seco e o calor, o sistema também ajuda a melhorar a qualidade do ar na região.
Ao longo do fim de semana, o sistema continuará avançando para outros estados e será capaz de formar tempestades intensas em regiões que já não registram acumulados significativos de chuva a muitos meses.
Tempestades se formam em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
Ao longo do sábado (14), o sistema vai continuar causando chuvas em Santa Catarina, com pancadas fortes especialmente no Norte Catarinense, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. Mas além disso, o sistema avançará em direção Norte, causando chuvas em praticamente todo o estado do Paraná, com os maiores acumulados sendo registrados na divisa com Santa Catarina e com o Paraguai.
Além disso, já na madrugada do Sábado, chuvas começam a ser registradas também no Mato Grosso do Sul, atingindo a região do Pantanal e também o sudoeste do Estado, e se desenvolvendo ao longo do dia. Tempestades podem ser localmente fortes, com acumulados superiores a 50 mm.
Ao longo do domingo (15), o sistema avança lentamente e continua ocasionando pancadas de chuva sobre o Mato Grosso do Sul, que podem chegar até a capital Campo Grande. Localmente, as tempestades podem formar acumulados superiores a 100 mm de chuva, especialmente no sudoeste do Estado. Além disso, as chuvas ajudam a controlar os incêndios florestais numerosos que estão sendo registrados no Pantanal.
As chuvas de domingo também se tornam mais intensas no Paraná, com tempestades atingindo toda a extensão do Estado. Em Santa Catarina, pancadas de chuva continuam se formando deste o norte do Estado até Florianópolis. Em ambos os Estados, os acumulados de chuva também podem ultrapassar os 100 mm.
Nas regiões mais afetadas, as chuvas podem vir acompanhadas de granizo e descargas elétricas, além de rajadas de vento intensas podem chegar a picos entre 50 e 70 km/h em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Graças às tempestades, existe risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas e rurais.
No domingo, chuvas podem ainda ser registradas em São Paulo, com os maiores acumulados no Litoral Sul. Volumes fracos a moderados se formarão em Presidente Prudente, Assis, Itapetininga, além da Região Metropolitana da capital e o Vale do Paraíba. No Rio de Janeiro, há também a possibilidade de chuvas fracas pontuais.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os volumes de chuva exatos que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.