Fim de semana sob risco de tempo severo e chuvas volumosas. INMET emite avisos de tempestades para o Sul e o Sudeste
Os próximos dias prometem ser chuvosos no Sul e no Sudeste. Tempestades severas se formarão e podem causar transtornos como quedas de árvore, alagamentos e deslizamentos.
Nesta noite de quarta-feira (04) para quinta-feira (05), tempestades avançaram do Paraná em direção a São Paulo, causando pancadas de chuva violentas no Estado Paulista. Pancadas de chuva também foram registradas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta para todo o Sudeste que segue vigente ao longo do dia: chuvas de até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo, com pequeno risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores, alagamentos e deslizamentos.
Tempestades severas continuam atingindo o Sul e o Sudeste até o fim de semana
Nesta quinta-feira (05), espera-se que chuvas fracas continuem se formando no Paraná, em Santa Catarina e parte de São Paulo, que inclui a região metropolitana. Pancadas mais rápidas e intensas se formam no Rio de Janeiro, em praticamente toda Minas Gerais e também parte do Espírito Santo.
Na sexta-feira (06), Tempestades voltam a se formar sobre o Rio Grande do Sul, enquanto chuvas mais fracas se formam em Santa Catarina. Também há possibilidade de chuvas fracas no Paraná e em São Paulo, enquanto as pancadas de chuva mais pronunciadas continuam se formando no resto do Sudeste - Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Ao longo do sábado (07), as tempestades se intensificam no Rio Grande do Sul, trazendo condições de tempo muito severo para o Estado gaúcho. Chuvas também atingem Santa Catarina e leste do Paraná. Já no Sudeste, pancadas rápidas atingem São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais - incluindo as regiões do sul e triângulo mineiro.
No domingo (08), as tempestades avançam para Santa Catarina, Paraná e São Paulo, trazendo condições de tempo muito severo para estes Estados. Pancadas de chuva também continuam se formando no Rio de Janeiro e em parte de Minas Gerais.
Massa de ar frio avança pelo país e faz as temperaturas caírem no Sul e Sudeste
Já existe uma massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul, mantendo as temperaturas abaixo da média no Estado Gaúcho. Foram registradas geadas na região da serra gaúcha e catarinense nesta madrugada de quinta-feira (05).
Ao longo do sábado (07), a massa de ar frio avança para Santa Catarina e, no domingo (08), chega também ao Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, fazendo as temperaturas caírem nestes Estados. Há risco de geadas no Rio Grande do Sul
O que fazer caso minha cidade seja atingida por uma tempestade?
O maior número de ocorrências durante tempestades se dá devido às rajadas fortes de vento, que derrubam objetos especialmente em áreas urbanas e altamente populosas. Por isso, recomenda-se:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
- Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
- Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.
Além do risco de queda, há outro problema grave: Descargas elétricas. Isso significa que, caso você esteja próximo a árvores, quiosques, torres de transmissão ou objetos altos durante uma tempestade, você pode acabar sendo atingido por um raio. Por isso, evite estas situações ao máximo.