Fim de semana: tempo instável no leste do Brasil e mais temporais para o RS
Neste fim de semana o tempo firme predomina em boa parte do Brasil. Chuvas isoladas ocorrem no Norte e uma frente fria atua no Nordeste. Chuvas litorâneas também ocorrem em parte do Sul e do Sudeste. No entanto, uma nova virada no tempo é destaque para o Rio Grande do Sul. Confira os detalhes aqui.
Na última semana, instabilidades provocadas por uma região de cavado provocaram chuvas expressivas entre desde o norte do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, com maiores acumulados ocorrendo no Paraná e em Santa Catarina de mais de 80 mm na porção centro-leste desses estados.
A região de cavado evoluiu para uma frente fria que avançou de forma costeira pelo Sudeste distribuindo chuvas pelo estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O sistema nos próximos dias avança pelo leste da Bahia.
No restante do país, o tempo firme predomina com exceção de Roraima, de Rondônia, do Amazonas, do centro-sul do Pará e do norte do Mato Grosso, onde há previsão de pancadas, sendo mais intensas e abrangentes no território amazonense. Além dessas áreas, no domingo (18) o tempo volta a mudar no Rio Grande do Sul. Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo para o fim de semana.
Destaque da previsão do tempo para o sábado
No sábado (17), os sistemas em destaque são a frente fria entre o Espírito Santo e o sul da Bahia e a massa de ar polar no oceano, que por sua vez favorece também o tempo instável em áreas do leste do Sul e do Sudeste, contribuindo o transporte de umidade em direção ao continente.
Assim, na Região Sul, o tempo firme predomina em todo o estado do Rio Grande do Sul e interior dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Previsão de tempo mais nublado na faixa leste que vai do litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná, com previsão de chuvisco e chuva fraca no período da manhã. O sol pode aparecer entre nuvens, com maior probabilidade a partir da tarde. Sensação de frio durante a noite e manhã, com sensação mais amenas no restante do dia.
Na Região Sudeste, os efeitos da circulação promovida pela massa de ar polar no oceano também afeta a faixa leste de São Paulo e o Rio de Janeiro, onde o tempo fica mais nublado pela manhã e com baixa chance de chuva. No restante do dia, o tempo firme predomina. Nas demais regiões paulistas o tempo firme predomina.
Na porção central, leste e nordeste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e no Espírito Santo, o dia fica nublado devido à atuação da frente fria. Na manhã e tarde, há previsão de chuva de fraca intensidade alternando com período de melhoria. No sul mineiro, o tempo fica nublado até o meio da tarde, com o surgimento do sol posteriormente.
No Nordeste, o destaque fica para o sul do estado da Bahia, onde a nebulosidade fica mais densa ao longo do dia e há previsão de chuva fraca devido ao avanço da frente fria. No restante do leste do território baiano o tempo fica nublado pela manhã, com o surgimento do sol a partir do fim do período.
Destaque da previsão do tempo para o domingo
No domingo (18), os mesmos sistemas são destaque, mas ambos atuam com menor intensidade. Pela manhã o tempo fica nublado desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo, com aparecimento do sol a partir do fim do período. Nas demais áreas do leste paulista e no Rio de Janeiro, a nebulosidade é variável, mas o tempo firme está garantido para todo o dia. No nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo fica nublado, mas não há previsão de chuva.
No Nordeste, o destaque fica para todo o leste da Bahia, onde o tempo fica nublado, mas há previsão de chuva fraca somente na região de Salvador e proximidades em virtude da atuação costeira da frente fria.
Mudança do tempo e alerta de temporais no Rio Grande do Sul
No período da manhã do domingo (18), uma região de cavado, contribui para a formação de instabilidades no leste da Argentina e no Uruguai, que chegam ao oeste do Rio Grande do Sul por volta do fim do período, provocando pancadas isoladas.
No decorrer da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e levam potencial para temporais no Oeste, sul das Missões, oeste da Campanha e da região Central, podendo atingir a região de Santa Maria mais no fim da tarde. No restante da Campanha e no sul do estado, pancadas ocorrem a partir do meio da tarde.
No período da noite, há alerta para chuvas intensas e temporais em todo o Oeste, na Missões, na região Central, na Campanha e no Sul. Na madrugada de segunda-feira (19), os temporais atingem o leste e norte do Rio Grande do Sul.