Formação de ciclone deixa alertas de chuvas intensas nas regiões Sul e Sudeste nesta segunda-feira
Formação de um ciclone extratropical já está em curso e ganha intensidade no início desta semana sobre o centro-sul do Brasil, afetando parte das regiões Sul e Sudeste. Há alerta de chuvas intensas para esta segunda-feira.
Processo de formação de um ciclone extratropical está em curso no centro-sul do Brasil e traz potencial de chuvas intensas sobre as regiões Sul e Sudeste nesta segunda-feira.
Uma região de cavado já atua e contribui para o tempo mais instável, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo entre o Paraná e o estado de São Paulo. Ainda neste domingo (26), há expectativa para o aumento das chuvas no leste paulista, passando a ocorrer também no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro a partir da tarde.
A intensificação das chuvas e da região de cavado, que se estende dos estados de São Paulo e do Paraná em direção ao Rio Grande do Sul, acontece de forma mais significativa a partir do período da noite e da madrugada, com chuva de fraca intensidade passando a ocorrer no em todo o Paraná e no leste de Santa Catarina.
A seguir trazemos a previsão e os alertas para a segunda-feira.
Segunda-feira: alertas de chuvas intensas no Sul e no Sudeste
Na madrugada desta segunda-feira (27), há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste de Santa Catarina, no sul, leste, norte e extremo oeste e noroeste do Paraná, no centro-leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul e no meio-oeste catarinense, as chuvas ocorrem de forma mais pontual e fraca.
Já no início da manhã, o sistema de cavado já está muito próximo do estágio de baixa pressão, assim, o potencial de precipitação aumenta, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade para praticamente toda a Região Sul, com exceção para o Oeste e parte sul das Missões no Rio Grande do Sul. Alerta para chuvas de até forte intensidade no leste de Santa Catarina e do Paraná, devido à influência dos ventos de leste.
Para a Região Sudeste, no início da manhã, há previsão de chuvas de fraca intensidade para o leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas com risco de chuvas mais intensas nas regiões paulistas próximas à divisa com o Paraná.
No restante da manhã, as chuvas ganham intensidade e passam a ocorrer com moderada intensidade no centro-leste e sul do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina no sudoeste e norte do Paraná. Alerta de chuvas de moderada a forte intensidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, onde há potencial para alagamentos.
No Sudeste, as chuvas diminuem no leste paulista, no sul mineiro e no território fluminense, mas ainda com potencial para a ocorrência de chuvisco. Potencial de chuvas mais intensas somente nas regiões de São Paulo próximas ao Paraná.
No período da tarde, a baixa pressão está formada e, por volta do meio do período, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade sobre o sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, sobre a porção central e leste de Santa Catarina, centro-leste e norte do Paraná. Há potencial para alagamentos nessas áreas e com potencial aumento do nível das águas no Rio Grande do Sul, principalmente na região de Porto Alegre.
No Sudeste, as chuvas ocorrem de forma mais pontual, com até forte intensidade no centro-leste e sul de São Paulo. No Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e como chuvisco.
No período da noite, as chuvas passam a ocorrer de forma muito pontual e fraca no leste de São Paulo, no sul de Minas e no Rio de Janeiro, com tendência de cessarem no decorrer do período. Já na Região Sul, os alertas de chuvas intensas continuam para o sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul e para o centro-leste de Santa Catarina, com maior potencial para as áreas do sul. No Paraná, há previsão de chuva fraca no norte e leste do estado.
A partir da terça-feira (28), o tempo firme predomina com ocorrência muito pontual ou até sem ocorrência de chuvas de fraca intensidade em pontos do leste da Região Sul e entre o litoral norte de São Paulo e o Rio de Janeiro. A maior trégua das chuvas no Sul vai se configurar, com um novo avanço de frente fria por volta dos dias 06, 07 e 08 de junho.