Formação de ciclone e frente fria traz chuvas para toda a Região Sul. INMET emite avisos para o risco de tempestades

Após dias de tempo mais firme e chuvas ocorrendo com fraca intensidade e na forma de chuvisco no sul e leste da Região Sul. Instabilidades voltam a provocar chuvas mais intensas e tempestades. Confira aqui os detalhes da previsão.

Nos últimos dias as chuvas intensas e as tempestades severas deram uma breve trégua para a Região Sul, com eventos de fraca intensidade e até chuvisco na porção leste dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

No entanto, neste domingo (22), a formação de uma região de cavado contribuiu para o retorno das chuvas intensas e das tempestades no oeste e sul do Rio Grande do Sul. Esse mesmo sistema, contribui para o retorno do tempo instável em todo o território gaúcho na segunda-feira (23), evoluindo para um ciclone extratropical e sua frente fria, que mudam o tempo em Santa Catarina e no Paraná.

INMET emitiu avisos de "Risco Significativo" de tempestades para o Rio Grande do Sul.

A seguir trazemos os detalhes, mapas e alertas para o início da semana na Região Sul.

Segunda-feira: chuvas se espalham por todo o Rio Grande do Sul e o sol predomina nos demais estados

A região de cavado mantém o tempo instável na metade sul do Rio Grande do Sul ao longo da noite deste domingo (22), com risco de chuvas intensas e tempestades pontuais. Os maiores acumulados e o maior potencial para transtornos estão no Oeste, Campanha e região Central.

alerta de chuvas intensas e tempestades
Previsão de chuva para a madrugada da segunda-feira (22).

Na madrugada, as chuvas perdem intensidade e se tornam muito pontuais ocorrendo somente no leste na altura de Porto Alegre, na região Central e no Oeste, com risco de tempestades nas localidades mais próximas da fronteira com a Argentina.

Os eventos de chuvas no Rio Grande do Sul podem ocorrer com que da de granizo.

No período da manhã, as instabilidades voltam a ganhar força no Oeste do Rio Grande do Sul e levam risco de chuvas intensas e tempestades. Mais para o fim do período, os alertas se estendem para a Campanha, Sul e região Central.

chuvas intensas e tempestades
Previsão de chuva para a manhã da segunda-feira (22).

A partir da tarde, as instabilidades começam a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, levando o risco de chuvas intensas e tempestades para toda a metade sul do estado e para a região das Missões até meados do período. Mais para o fim do dia e início da noite, as chuvas atingem praticamente todo o território gaúcho, com exceção da Serra.

tempestades e chuvas intensas
Previsão de chuva para a tarde da segunda-feira (22).

No período da noite, as chuvas diminuem boa parte do Rio Grande do Sul e se centram entre o Norte, Serra, região Central e metropolitana de Porto Alegre.

No estado de Santa Catarina e do Paraná, o tempo firme predomina ao longo de toda a segunda-feira (23), com tempo mais fechado no início da manhã e a partir do fim da tarde no leste desses estados.

Terça-feira: frente fria muda o tempo e deixa alerta de chuva forte e tempestades em Santa Catarina e no Paraná

Ao longo da madrugada a região de cavado que atuava no Rio Grande do Sul se desloca para o oceano e se intensifica, evoluindo para uma ciclone extratropical e sua frente fria associada.

O ciclone extratropical não traz risco para transtornos. Apenas o seu processo de formação, que ocorreu na segunda-feira, e a sua frente fria que proporcionam eventos de chuva mais intensos.

Assim, o tempo instável e com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo no leste e no norte do Rio Grande do Sul e agora, no meio-oeste de Santa Catarina, sudoeste e extremo oeste do Paraná. Na porção paranaense, há possibilidade da formação de células de tempestade.

ciclone e frente fria
Previsão de chuva para a madrugada da terça-feira (23).

Por volta do início da manhã, as instabilidades associadas à frente fria ganham intensidade e levam potencial para a ocorrência de chuvas intensas e tempestades no meio oeste de Santa Catarina, no sudoeste e todo o oeste do Paraná. Chuvas mais pontuais e de fraca intensidade podem ocorrer nas demais regiões catarinenses.

No decorrer da manhã, não há grandes mudanças. O tempo instável se mantém no meio oeste de Santa Catarina e em todo o oeste do Paraná, com alerta para o risco de chuvas intensas e tempestades. No entanto, a nebulosidade aumenta e chuvas mais pontuais de fraca a moderada intensidade podem ocorrer nas demais regiões do Paraná, na porção central e sul de Santa Catarina.

frente fria e tempestades
Previsão de chuva para a manhã da terça-feira (23).

No Rio Grande do Sul, o ciclone não proporciona alertas, mas contribui para o tempo nublado em todo o estado e para a ocorrência de chuvas pontuais e de fraca intensidade, que alternam com períodos de melhoria.

No período da tarde, o tempo fica nublado em praticamente toda a Região Sul, com vislumbre do surgimento do sol no leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões catarinenses e gaúchas, chove de forma pontual e com fraca intensidade. Já no Paraná, mesmo com menor probabilidade, há risco de chuvas de moderada a forte intensidade na porção central e para tempestades nas áreas. No leste, norte e sul, chove com fraca intensidade.

chuvas isoladas
Previsão de chuva para a tarde da terça-feira (23).

A partir do fim do dia, as chuvas diminuem e o tempo firme volta a predominar no Paraná e no centro-norte, leste e sul de Santa Catarina. No norte do Rio Grande do Sul e no oeste catarinense, novas instabilidades voltam a trazer riscos de pancadas de forte intensidade e de tempestades. O padrão das chuvas é mais isolado, mas podem provocar transtornos.

A tendência para a quarta-feira (25) é de avanço da frente fria em direção ao Sudeste, o que permite a atuação de uma massa de ar frio sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, permitindo o tempo mais firme e ensolarado em todo o território gaúcho e, a partir da tarde, no sul, centro e oeste de Santa Catarina.

chuvas intensas
Previsão do acumulado de precipitação até a terça-feira (23). No Rio Grande do Sul, os acumulados podem ficar próximos dos 100 mm.

No leste de Santa Catarina e no Paraná, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade e de forma mais pontual. Até o momento não há alertas de eventos intensos.