Formação de ciclone extratropical deixa alerta de tempestades no Sul
O processo de formação de um ciclone extratropical deixa em alerta para a ocorrência de tempestade e chuvas intensas em parte da Região Sul. Confira os detalhes da previsão.
Após o evento de chuva volumoso no último final de semana, que resultou em alagamentos e deslizamentos de terra na Região Sul, principalmente no leste de Santa Catarina, outro evento de chuvas mais intenso é previsto para a partir da tarde desta quarta-feira (23).
A partir do fim da manhã, uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão ao norte da Argentina, inicia o processo de formação de baixa pressão que evolui para um ciclone extratropical.
Formação do ciclone e alertas de tempo severo
Os alertas de tempestades ocorrem a partir de meados da tarde desta quarta-feira (23) no oeste gaúcho e na porção mais à oeste da Campanha. No decorrer da noite e madrugada, as chuvas ganham abrangência e intensidade, com elevado potencial para transtornos por rajadas de vento, volume elevado e queda de granizo, agora em todo o Oeste, Campanha e Sul.
Na manhã da quinta-feira (24), o ciclone extratropical já está formado mantendo o tempo instável e o potencial de tempestades em todo o Oeste, Região Central, Campanha e Sul. Entre meados e o final do período, o sistema se desloca um pouco para sul e sua frente fria associada passa a avançar pela Região Sul.
Tempestades se espalham pelo território gaúcho, com potencial para fortes rajadas de vento. Alerta também para o oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná no fim da manhã.
A partir da tarde a frente fria perde força, proporcionando chuvas mais isoladas, no entanto, ainda há potencial para ventos de moderada à forte intensidade devido ao avanço do sistema, que passa a atuar também no sul catarinense e no oeste do Paraná.
No fim do dia, as instabilidades perdem muita força e há previsão de chuvas isoladas somente no oeste paranaense e no sul do Mato Grosso do Sul. Devido à presença do ciclone extratropical, ventos de moderada intensidade atuam no sul e leste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (25), mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, outra região de cavado mantém o tempo instável mais ao norte na Região Sul. Previsão de pancadas isoladas pela manhã no oeste e noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. A partir da tarde, há previsão de chuva em todas as regiões paranaenses, no sul do Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de Santa Catarina. Há risco de tempestades isoladas.
No Rio Grande do Sul, previsão durante à noite e madrugada no norte do estado até a região metropolitana de Porto Alegre. Há alerta para novos eventos tempestuosos.