Forte massa de ar frio avança pelo centro-sul do Brasil neste fim de semana. Temperaturas muito baixas para novembro!
Neste fim de semana uma massa de ar frio baixa as temperaturas em parte do centro-sul do Brasil, trazendo um cenário contrastante ao observado nas últimas semanas nas regiões Sul e Sudeste.
Após a formação e atuação do ciclone extratropical e da sua frente fria, que consegue avançar até a região Sudeste e organizar instabilidades também sobre o Centro-Oeste, um período de calmaria se estabelece em boa parte do centro-sul do Brasil.
Em virtude deste deslocamento da frente fria, motivado também pelo afastamento do ciclone para o oceano, uma forte massa de ar frio consegue avançar pelo centro-sul do Brasil e proporciona forte queda das temperaturas, com mínimas podendo ficar abaixo dos 10°C em localidades da Região Sul e abaixo dos 15°C nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.
A seguir trazemos mais detalhes do avanço da forte massa de ar frio e os mapas de previsão.
O avanço da forte massa de ar frio e a queda das temperaturas
Já nesta sexta-feira (03), uma intensa massa de ar frio já começa a influenciar o tempo no Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná e, até mesmo, no estado do Mato Grosso do Sul. Os ventos de sul conseguem levar ar mais fresco até o sudoeste e oeste do Mato Grosso e ao sul de Rondônia, no entanto, sem proporcionar grandes impactos na redução das temperaturas.
Já nos estados do Sul, no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, a sexta-feira (03) termina com temperaturas de 13°C no Rio Grande do Sul, de 21°C em Campo Grande e de 21 e 22°C no oeste paulista e na região metropolitana de São Paulo.
No sábado (04), com a atuação do ciclone próximo à costa do Rio Grande do Sul, há o impulsionamento do ar frio pelo centro-sul e o avanço do mesmo mais pelo Centro-Oeste e Sudeste, afetando até o norte do Mato Grosso e de São Paulo.
Assim, o tempo fica firme e ensolarado em praticamente toda a Região Sul, no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Em virtude da influência do ciclone, ainda há muita nebulosidade no Rio Grande do Sul, mas sem ocorrência de chuva. No Rio de Janeiro, em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, norte, centro e leste do Mato Grosso, a frente fria associada ao ciclone extratropical contribui para o tempo mais nublado. Nos territórios fluminense e capixaba, há previsão de chuva fraca.
Em relação às temperaturas, as mínimas do dia acontecem no fim da noite, devido ao avanço progressivo da massa de ar frio. No entanto, já pela manhã, as temperaturas variam de 8 a 17°C na Região Sul, com menores valores nas regiões de fronteira com o Uruguai e nas áreas mais elevadas. No fim da noite, as mínimas ficam em média 1°C abaixo ao registrado no período da manhã. No leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais, o sábado (04) pode terminar em torno dos 13°C. No interior paulista e no Mato Grosso do Sul, as temperaturas variam de 16 a 18°C. No Rio de Janeiro, as mínimas ficam em 20°C.
No domingo (05), a massa de ar frio atua com seu núcleo sobre a Região Sul se estendendo até o sul de Goiás, norte de Minas Gerais e o Espírito Santo. Essa condição permite um tempo firme e ensolarado e também mais frio que o dia anterior. Devido à atuação da frente fria, no norte mineiro e no território capixaba o tempo fica nublado e com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.
As temperaturas mínimas variam de 4°C a 15°C na Região Sul, com variação de 4 a 8°C na Serra Gaúcha e Catarinense, no Planalto Catarinense e no sul do Paraná. Assim, nos pontos mais elevados da Serra Catarinense, há risco para a formação de geada.
No Sudeste, as temperaturas também ficam mais baixas, mas, novamente, as mínimas ocorrem no fim da noite devido ao deslocamento da massa de ar frio para o oceano, que permite uma maior atuação dos ventos de sul sobre o centro-leste de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o estado do Espírito Santo. Mínimas de 12°C na região metropolitana da capital paulista, de 13 a 14°C no sul mineiro, de 19°C no Rio de Janeiro e de 20°C no Espírito Santo.
A previsão para o início da semana é de manutenção do tempo firme e das temperaturas mais baixas nas regiões Sul e Sudeste, com tendência de calor para a próxima semana.