Fortes pancadas ainda ocorrem no SE e retorno dos temporais para o Sul
Uma região de cavado mantém a previsão de pancadas na parte da tarde em boa parte do Sudeste, com risco para temporais e queda de granizo. No Sul, o tempo começa a mudar no domingo e há risco de chuvas intensas.
Pancadas isoladas na tarde de ontem (24) na Região Sudeste, provocaram queda de granizo intensa na região de São José dos Campos, SP, e em Santa Rita do Sapucaia, MG. No entanto, os maiores acumulados de chuva ocorreram em Goiás e centro-oeste da Bahia, com valores de até 60mm. Na Região Norte e na metade norte do Mato Grosso, as pancadas ocorreram de forma mais isolada, mas foram capazes de gerar acumulados em torno dos 40mm em algumas localidades.
A previsão para esta sexta-feira (25) continua com pancadas e risco de temporais com granizo na parte da tarde. Os maiores acumulados são esperados em todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo. Na região Alta Mogiana e de Poços de Caldas, no Vale do Paraíba e no litoral norte paulista há risco temporais localizados. Já no Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem de forma isolada.
No Sul, o tempo firme predomina em boa parte da Região, com previsão de chuva de fraca a moderada intensidade a partir do meio da tarde no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, o que inclui a região metropolitana das capitais Curitiba e Florianópolis.
Destaques para o fim de semana
No sábado (26), devido à presença de um cavado e a atuação da circulação dos ventos, que transportam umidade do oceano para o continente, o dia fica nublado na faixa leste que vai do sul catarinense até o sul da Bahia, com chuva fraca pela manhã no extremo sul e leste mineiros, Vale do Paraíba, litoral norte paulista, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul da Bahia. Na parte da tarde, pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, atingem todo o estado de Minas Gerais, sul e centro-oeste da Bahia, Espírito Santo, Vale do Paraíba e litoral norte paulista.
Em praticamente toda a Região Norte e na metade norte dos estados do Mato Grosso e de Goiás, as chuvas também ocorrem na parte da tarde e na forma de pancadas isoladas. A abrangência das instabilidades é menor em relação aos dias anteriores, mas não se descarta a ocorrência de temporais localizados.
No domingo (27), uma região de baixa pressão na Argentina juntamente com um frente fria no oceano ao sul do Uruguai, contribui para uma atmosfera instável na Região Sul. Já no início da manhã há previsão de chuvas intensas na metade sul e noroeste do Rio Grande do Sul, o que inclui a região metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina e no Paraná, bastante nebulosidade e chuva de fraca a moderada intensidade no oeste desses estados. Na parte da tarde, o tempo instável continua e as chuvas se tornam mais isoladas, no entanto, há risco para a ocorrência de temporais e chuvas volumosas a partir do meio da tarde em todo o Rio Grande do Sul, porção central e leste de Santa Catarina e do Paraná.
No restante do país, o potencial para chuvas diminui bastante, mas ainda ocorrem pancadas isoladas e de curta duração no norte, centro e leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e nas áreas mais ao leste do Rio de Janeiro. No Centro-Oeste, previsão de chuva de fraca a moderada intensidade pela manhã no sul do Mato Grosso do Sul e na parte da tarde em Goiás, sudeste e metade norte do Mato Grosso.