Fortes pancadas no Sul e chuvas volumosas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste
No início da última semana do ano, as chuvas atingem todas as regiões do Brasil, com predomínio de tempo firme no Nordeste e destaque para os temporais e chuvas intensas que atingem o Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte.
Uma frente fria de fraca intensidade atua de forma costeira na Região Sul e consegue avançar nos próximos dias até o Sudeste, contribuindo para a organização da umidade até a Região Norte.
As chuvas na Região Sul acontecem na forma de pancadas isoladas e de temporais, No Sudeste, Centro-Oeste e no Norte, a precipitação acontece com maior abrangência e de forma mais volumosa e com maior potencial para transtornos.
Região Sul: pancadas, temporais e diminuição das temperaturas
Com o avanço da frente fria em direção ao Sudeste, uma massa de ar mais frio atua em parte do Sul do Brasil.
Na segunda-feira (26), o sistema frontal ainda atua no leste da Região Sul. Pela manhã, há possibilidade de chuva fraca na porção central do Rio Grande do Sul, no norte de Santa Catarina e no norte do Paraná.
A partir da tarde, instabilidades se formam e se espalham por parte da Região Sul, sendo mais desenvolvidas nas áreas do leste. Pancadas isoladas ocorrem na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, no meio oeste de Santa Catarina, no sul, oeste, centro e norte do Paraná. Alerta de temporais e para chuvas de forte intensidade para o nordeste do Rio Grande do Sul, para todo o leste catarinense e do Paraná.
Na terça-feira (27), com o avanço da frente fria, a massa de ar frio favorece o tempo mais estável no período da manhã na Região Sul. No entanto, a partir da tarde, uma região de cavado passa a influenciar o tempo.
A partir da tarde, há previsão de pancadas isoladas, com possibilidade de temporais no norte e oeste do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com tempo mais firme somente no norte e noroeste paranaenses.
Na quarta-feira (28), já durante a madrugada, há potencial para chuvas intensas e temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, e nas regiões de Santa Catarina de divisa com o território gaúcho.
No decorrer da manhã, as instabilidades se deslocam para norte e levam potencial de chuvas intensas também para o meio-oeste de Santa Catarina, mantendo o risco para o norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Mais para o fim do período, pancadas e temporais atingem o leste e norte catarinenses, bem como o sul, sudoeste e oeste do Paraná.
No período da tarde, o tempo firme passa a predominar no Rio Grande do Sul, mas as chuvas ocorrem em todas as regiões de Santa Catarina e passam a atingir todo o Paraná, com potencial de precipitação forte no norte catarinense e no sul paraense.
No período da noite, não há mais possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade em toda a Região Sul.
Região Sudeste: frente fria e alerta de chuvas intensas e de temporais
Uma frente fria consegue atuar de forma costeira entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, mantendo o tempo instável em boa parte do Sudeste até pelo menos a quarta-feira (26).
Há pouca diferença da previsão nos próximos dias, com chuvas ocorrendo de forma muito pontual e fraca pela manhã e com maior intensidade a partir da tarde.
A partir da tarde de segunda-feira (26), alerta de pancadas de até forte intensidade com risco de temporais em todo o Sudeste, com maiores acumulados e possibilidade de ocorrência de chuva no leste e nordeste de São Paulo, no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.
Na terça-feira (27) e na quarta-feira (28), as regiões com chuvas diminuem, mas ainda há potencial para pancadas de forte intensidade e temporais para o leste e centro-norte de São Paulo, para o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro.
Região Centro-Oeste: alerta de temporais em toda a Região
A umidade aumenta em toda a Região nos próximos dias e, com as temperaturas elevadas, há potencial para temporais e chuvas intensas.
Na segunda-feira (26) e na terça-feira (27), as instabilidades se formam a partir da tarde e deixam alertas em Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul.
Na quarta-feira (28), as instabilidades se espalham por toda a Região e aumentam o potencial de temporais e de chuvas intensas e, consequentemente, o risco de transtornos.
Região Norte: chuvas intensas e temporais em praticamente toda a Região
Para a Região Norte não há grandes mudanças na previsão do tempo para os próximos dias. Chuvas de até moderada a forte intensidade ocorrem pela manhã entre os estados do Pará, do Tocantins e centro-leste do Amazonas.
A partir da tarde, há potencial de chuvas intensas e de intensos temporais em praticamente toda a Região, com exceção para as áreas do norte do Amazonas e para o estado do Acre.