Fraca frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul no fim da semana e massa de ar frio atua em toda a Região Sul

Mesmo com a atuação de um bloqueio atmosférico, uma frente fria consegue mudar o tempo em parte do Rio Grande do Sul mais para o fim da semana. Após isso, há o reforço do frio para outras áreas da Região Sul

frente fria no Rio Grande do Sul
Em meio uma condição de bloqueio, uma frente fria consegue mudar o tempo em parte do Rio Grande do Sul.

Um bloqueio atmosférico se estabeleceu nos últimos dias e vai continuar ao longo desta semana afetando todo o Brasil, através do tempo extremamente seco e do intenso contraste térmico entre o centro-norte e o centro-sul do país. Além disso, a Meteored Brasil já noticiou sobre a previsão para esta semana, onde há também o risco de índices de umidade muito baixos em patamares equivalentes aos de deserto.

Mesmo com o padrão de bloqueio atmosférico, uma fraca frente fria consegue mudar o tempo em parte da Região Sul, ou melhor, em parte do estado do Rio Grande do Sul provocando chuvas fracas e pontuais mais para o fim da semana. Após a passagem desse sistema, uma massa de ar frio traz um pequeno reforço do frio para boa parte da Região Sul.

Detalhes da previsão do tempo para o fim da semana

Na quarta-feira (24), uma frente fria se forma entre o leste da Argentina e o Uruguai. O sistema já é de fraca intensidade e avança ao longo do dia em direção ao Sul do Brasil, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade.

Na madrugada da quinta-feira (25), a frente fria já atua no Rio Grande do Sul provocando chuvas fracas e mais pontuais no Oeste, Sul e Campanha do estado. A aproximação do sistema pode provocar rajadas de vento de moderada a forte intensidade na porção central do estado.

No período da manhã, a frente fria avança pela Região Central e chega ao leste do estado mudando o tempo também na região metropolitana de Porto Alegre e na porção sul da Serra Gaúcha. Há previsão de chuvas muito fracas e pontuais, que não proporcionam acumulados expressivos ou qualquer risco de transtorno.

A partir da tarde, o tempo começa a limpar e no fim do dia não há mais potencial para chuva devido a incursão de uma massa de ar frio, que reforça ajuda a manter a sensação de frio nos próximos dias em boa parte da Região Sul.

frio no Sul
Temperaturas mínimas previstas para a sexta-feira, 26 de julho.

Na sexta-feira (26), as mínimas ficam abaixo dos 10°C na Campanha Gaúcha, com potencial de chegar abaixo dos 5°C em algumas localidades, favorecendo a formação de geadas. Potencial de geadas também para a região do Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, na Serra e Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

calor na região Sul
Temperaturas máximas previstas para a sexta-feira, 26 de julho.

As temperaturas máximas da sexta-feira (26) trazem uma condição amenas em boa parte da Região, mas de frio na metade sul e leste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Sensação de calor no período da tarde, somente para o norte e nordeste do Paraná.