Frente fria: alerta de chuva volumosa em São Paulo e no Rio de Janeiro
Uma frente fria avança neste fim de semana e muda o tempo já neste domingo em parte do Sudeste. O sistema favorece a ocorrência de chuvas volumosas no leste de São Paulo e, posteriormente, no Rio de Janeiro. Confira os detalhes e os alertas.
Tempo muda em boa parte do centro-sul do país neste fim de semana. O avanço de uma frente fria e de uma massa de ar frio são os destaques para os próximos dias na Região Sul, no estado do Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste.
Com o avanço deste sistema frontal, as temperaturas na Região Sudeste aumentam e boa parte do fim de semana será de calor. Com toda essa “energia térmica” disponível somada ao aumento da umidade, proporcionado pela presença da frente fria, temos condições muito propícias para eventos extremos, o que deixa em alerta os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para chuvas muito intensas a partir desta domingo (20).
Alerta de temporais e elevado volume
Como já sabemos, uma frente fria avança pela Região Sul do país ao longo deste sábado (19). O sistema passa a atuar e influenciar as condições de tempo no estado de São Paulo a partir do meio da tarde. Alerta de temporais no oeste, noroeste, centro-sul e faixa leste até a região de Campinas, Jundiaí e capital. No período da noite há a possibilidade de pancadas isoladas no litoral norte, região do Vale do Paraíba na porção norte do estado entre Rio Preto e Ribeirão Preto. Os maiores acumulados ocorrem na porção sul e leste e podem atingir valores entre 50 e 75 mm.
No domingo (20), a frente fria ainda contribui para o tempo instável. Pela manhã, muita nebulosidade em praticamente todo o estado de São Paulo, com exceção da porção norte, onde o tempo fica firme, ensolarado e quente. Já no leste, principalmente na porção litorânea central e sul, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade que levam potencial para transtornos.
A partir do meio da tarde, as chuvas intensas se espalham pelo leste de São Paulo até o sul de Minas Gerais. Alerta também para o centro-norte e oeste paulista, onde há risco de tempestades. Mais para o fim da tarde passa a chover de forma mais isolada também no Rio de Janeiro, que pode ocorrer na forma de tempestades.
No decorrer da noite do domingo (20) e na madrugada de segunda-feira (21), as chuvas volumosas se concentram no Rio de Janeiro, com elevado potencial para transtornos devido ao elevado volume. Essa condição pode se estender para o período da manhã.