Frente fria avança pelo Centro-Sul e deixa alertas de tempo severo
Frente fria chega a Região Sul nesta noite e traz potencial para temporais e chuvas volumosas. Parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste também possui alertas de tempo severo.
O desenvolvimento de uma região de cavado sobre a Argentina e o Uruguai, nesta sexta-feira (20), dá origem a um ciclone extratropical e uma frente fria associada neste sábado (21), com potencial para temporais e fortes rajadas de vento na Região Sul.
Ao longo da sexta-feira as temperaturas se elevam e a sensação é de calor em todo o Centro-Sul. A combinação de calor e da umidade remanescente traz potencial para pancadas de forte intensidade na parte da tarde no norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste catarinense, centro, norte e oeste do Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul e, de forma mais isolada, em todo o estado de São Paulo, centro-sul e oeste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e sul de Goiás.
Alerta e destaques par o fim de semana
Na madrugada de sábado (21), a previsão é de que as instabilidades já atinjam o Oeste, a região da Campanha e o Sul do Rio Grande do Sul e se espalham para o restante do estado ao longo da manhã, com temporais atingindo a região metropolitana de Porto Alegre entre as 9 e 10 horas. No oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, alerta de temporais e chuvas volumosas no início da manhã, que se espalham pelas demais regiões desses estados e para o centro-sul do Mato Grosso do Sul e oeste paulista, por volta do fim do período.
Na parte da tarde, chuvas perdem intensidade e ocorrem com fraca intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Alerta de chuvas forte no norte paranaense, no Mato Grosso do Sul no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul de Goiás e do Mato Grosso.
No domingo (22), a frente fria associado ao ciclone extratropical no oceano deixa o tempo nublado desde Santa Catarina até o sul do Mato Grosso e de Goiás, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada pela manhã. Na parte da tarde, previsão de temporais e chuvas volumosas no sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no leste de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, norte e noroeste do Paraná. Nas demais regiões paranaenses em Santa Catarina, no Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e oeste do Mato Grosso chuva de forma mais isolada e com fraca a moderada intensidade.
Destaque também para o avanço de uma massa de ar mais frio e seco que deixa o dia ensolarado e com temperaturas amenas no Rio Grande do Sul e a partir do meio da tarde no oeste e sul de Santa Catarina.