Frente fria atua ao longo da semana no Brasil: alerta de chuvas intensas e de tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Uma frente fria avança no início da semana e traz risco de chuvas intensas e de tempestade severas no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste.

Por volta do fim do dia do domingo (02), deu-se início ao processo de formação de um ciclone extratropical de intenso desenvolvimento, que é caracterizado como desenvolvimento bomba. Assim, chuvas intensas e tempestades passaram a atingir a região entre o Uruguai e o estado do Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira (02), a frente fria associada ao ciclone extratropical avança pela Região Sul levando risco de chuvas intensas e de tempestades para o norte do Rio Grande do Sul e todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Esse cenário já foi detalhado pela Meteored Brasil recentemente.

No entanto, com a aproximação do sistema frontal ao Sudeste e Centro-Oeste, instabilidades conseguem se desenvolver a partir da tarde em boa parte dessas regiões e proporcionar alertas de chuvas intensas e de tempestades severas, mesmo com um padrão mais irregular.

Assim, ficam em alerta todo o Centro-Oeste, o estado de São Paulo, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o sul do Rio de Janeiro. As áreas com maior potencial para transtornos e com as chuvas mais abrangentes são: estado do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e o estado de São Paulo. O potencial de chuvas intensas se mantém até o período da noite no litoral norte paulista e sul do Rio de Janeiro, na região do Triângulo Mineiro e entre os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Terça-feira: alertas contínua entre o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste

Na madrugada da terça-feira (03), a frente fria atua entre as regiões Sul e Sudeste, favorecendo a ocorrência de chuvas de até forte intensidade, que podem acontecer como tempestades, em todo o estado de Santa Catarina, no leste, sul, norte e leste do Paraná, no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, as chuvas acontecem de forma muito pontual.

alerta de chuvas intensas e de tempestades
Tarde de terça-feira sob alertas de chuvas intensas e de tempestades, que podem ocorrer de forma severa.

No período da manhã, o tempo instável continua e as chuvas se tornam mais abrangentes e ocorrem sobre todo o Paraná, meio-oeste e centro-norte de Santa Catarina, no estado de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nos território paulista, catarinense e paranaense, há potencial de chuvas de até forte intensidade. No Centro-Oeste, chove de forma mais pontual e com até forte intensidade no noroeste e sul do estado.

No período da tarde, alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades para o extremo norte de Santa Catarina, para o Paraná, estado de São Paulo, para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-sul e todo o oeste de Minas Gerais, todo o Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso e estado de Goiás.

alerta de chuvas intensas
Alerta de chuvas no período da noite no leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.

No período da noite, o tempo instável continua e as chuvas passam a ocorrer com menor intensidade em algumas áreas. No entanto, há um alerta especial para a região do litoral norte de São Paulo, do Vale do Paraíba e sul do Rio de Janeiro, onde há potencial de chuvas muito intensas e elevado volume em pouco tempo.

Quarta-feira: a frente fria continua no Sudeste

A quarta-feira (04) será de tempo instável sobre boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, com alertas de chuva ao longo do dia de moderada a forte intensidade, que podem proporcionar alagamentos, inundações e deslizamentos.

Alertas de chuvas continua e elevado volume para o oeste, leste e norte de São Paulo, para o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro.

alerta Sul Sudeste e Centro-oeste
Chuvas continuam sobre boa parte do Brasil e ainda há alertas, apesar da redução da intensidade.

Alerta de chuvas intensas e risco de tempestades para o Espírito Santo, norte e leste do Mato Grosso do Sul e estados de Goiás e do Mato Grosso.

Na Região Sul, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade no norte e oeste de Santa Catarina e no Paraná, sem potencial para transtornos.

Semana termina com formação de um canal de umidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste

Na quinta-feira (05) e na sexta-feira (06), a frente fria perde intensidade, mas continua atuando de forma costeira entre o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Assim, as chuvas vão continuar ao longo do dia sobre o estado de São Paulo, do Rio de Janeiro, o centro-sul e oeste de Minas Gerais, sobre Goiás, o Mato Grosso e o norte do Mato Grosso do Sul.

alerta de chuvas intensas
Semana de chuvas intensas e acumulados que passam doas 100 mm até o fim da semana no Sudeste e no centro-norte do Brasil.

As regiões com risco de transtornos por conta das chuvas intensas são: o norte de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o centro-norte do Mato Grosso.