Frente fria atua no centro-sul do Brasil nos próximos dias! Sul e Sudeste são as regiões mais influenciadas

Nos próximos dias o tempo instável vai continuar em parte do centro-sul do Brasil, com o avanço de uma frente fria pela Região Sul, que consegue atuar no leste do Sudeste. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.

tempestades no Sul e frente fria no Sudeste
Uma frente fria se forma na Região Sul e traz risco de chuvas intensas e tempestades. O sistema consegue avançar pelo leste do Sudeste.

Um período mais úmido se inicia na Região Sul e em parte do Sudeste. Esta semana já representa esse padrão mais úmido que será caracterizado pela maior frequência de sistemas de chuva pelo centro-sul do Brasil.

Nos próximos dias, uma frente fria atua na Região Sul e consegue avançar de forma costeira pelo Sudeste, levando potencial de chuvas intensas e tempestades nos estados do Sul e mudando o tempo no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Quinta-feira: processo de formação da frente fria traz alerta chuvas intensas e tempestades

Uma região de cavado ainda influencia o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo pela manhã de forma mais pontual. A partir do fim da manhã e do início da tarde, as chuvas param e a nebulosidade começa a diminuir permitindo o surgimento do sol. Na porção central e no oeste catarinense, o tempo fica mais fechado.

A partir do fim da tarde, uma outra região de cavado começa a se formar no oeste do Rio Grande do Sul e instabilidades já podem provocar pancadas nas localidades de fronteira com a Argentina.

No decorrer da noite, as instabilidades ganham intensidade e se espalham pelo Oeste, Campanha, região Central e metade sul das Missões deixando essas áreas sob alerta de chuvas intensas e tempestades. Mais para o fim da noite e início da madrugada as chuvas atingem a região metropolitana de Porto Alegre e o sudeste gaúcho.

Essa região de cavado representa o processo de formação de uma frente fria, que se forma completamente na madrugada da sexta-feira (11).

Sexta-feira: frente fria avança e traz risco de tempo severo

Na madrugada da sexta-feira (11), a frente fria já formada provoca chuvas intensas e tempestades em todas as regiões do Rio Grande do Sul e mais para o fim do período as instabilidades também atingem o extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.

No início da manhã, com o avanço rápido do sistema frontal, as chuvas intensas e tempestades já atingem o meio-oeste e sul de Santa Catarina, o sudoeste e oeste do Paraná, ainda ocorrendo no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul.

No decorrer da manhã a frente fria continua avançando e espalha chuva por todas as regiões de Santa Catarina e até o sul do Paraná. O extremo norte, o nordeste e a faixa litorânea do Rio Grande do Sul continua com chuva. Há potencial para tempestades e de chuvas intensas, com maior intensidade entre o nordeste gaúcho e o sul catarinense. No deslocamento da frente fria, fortes rajadas de vento podem ocorrer.

No restante do dia, a frente fria se afasta para o oceano e perde intensidade, diminuindo as chuvas em boa parte das localidades e até mesmo favorecendo o surgimento do sol. Somente no oeste do Paraná que há potencial para pancadas de até forte intensidade e para a ocorrência de tempestades.

No período da noite, uma outra região de cavado se forma no oeste da Região Sul e se acopla à frente fria no oceano, formando um sistema frontal. Assim, chuvas intensas e tempestades voltam a ocorrer no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, noroeste de Santa Catarina e no sudoeste e extremo oeste do Paraná.

O tempo no fim de semana

No fim de semana, a frente fria consegue progredir mais e chega até o Sudeste atuando de forma costeira.

No sábado (12), a frente fria ainda atua na Região Sul e, pela manhã, há previsão de chuvas de até forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina , no oeste, centro-sul e leste do Paraná. Essa condição se mantém até o meio da tarde, com chuvas parando somente no território gaúcho em virtude do avanço de uma massa de ar frio.

frente fria e ar polar na região Sul
Frente fria atua ainda na Região Sul e contribui para chuvas em Santa Catarina e no Paraná. Massa de ar frio atua no Rio Grande do Sul.

Entre o fim da tarde e o início da noite, a frente fria provoca chuvas na forma de pancadas no centro-norte e leste do Paraná e no sul de São Paulo. No norte de Santa Catarina, chove com fraca intensidade e de forma mais pontual. Em virtude desse avanço, instabilidades também se formam no oeste do Mato Grosso do Sul e levam potencial para tempestades.

No decorrer da noite, a frente fria se afasta para o oceano e passa a atuar de forma mais costeira avançando pelo leste do estado de São Paulo. Assim, chuvisco e chuvas de fraca intensidade podem ocorrer desde o norte catarinense até o litoral norte paulista.

No domingo (13) pela manhã, a frente fria no leste de São Paulo, mas instabilidades conseguem se formar no norte do Paraná e provocar pancadas isoladas. Chuvisco e chuvas de fraca intensidade ocorrem em toda a faixa leste paulista. Mais para o fim do período, o sistema frontal passa a atuar no Rio de Janeiro, provocando também chuvas de fraca intensidade.

frente fria no Sudeste
Frente fria avança de forma costeira pelo Sudeste e deixa o tempo instável no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em parte de Minas Gerais.

No decorrer da tarde, a frente fria chega ao Espírito Santo e também contribui para o tempo mais instável no centro-leste de Minas Gerais. Previsão de chuvas pontuais e de fraca intensidade até a região de Belo Horizonte. O tempo nublado e com chuva alternando com período de melhoria contínua no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

As chuvas param no decorrer da noite da próxima madrugada em virtude do avanço da massa de ar frio.