Frente fria avança até o Sudeste e deixa em alerta para tempestades São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Uma frente fria chega ao Sudeste na próxima terça-feira, 05 de setembro, e traz potencial para tempestades nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Os eventos tempestivos podem ocorrer com granizo.

Frente fria avança até o Sudeste e contribui para a risco de tempestades nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
As chuvas são irregulares mas podem ocorrer com forte intensidade e acumular até 30 mm em alguns regiões do estado de São Paulo.

O processo de formação de um ciclone extratropical se iniciou na Região Sul durante o fim de semana e vai continuar ao longo desta segunda-feira (04). Há alertas de chuvas muito intensas e de tempo severo para o Sul do Brasil.

A frente fria associada ao ciclone se forma e inicia o seu avanço a partir da noite da segunda-feira (04), passando a atuar no Sudeste na noite de segunda-feira (04) e mais efetivamente na terça-feira (05). Em virtude das temperaturas elevadas, com a chegada da frente fria, pancadas de chuva forte e tempestades intensas podem ocorrer em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Alertas e destaque da previsão do tempo

Com o avanço da frente fria na noite da segunda-feira (04), instabilidades já conseguem se formar no oeste de São Paulo e nas regiões paulistas próximas da divisa com o Paraná. Já há possibilidade de pancadas de chuva forte, descargas elétricas e tempestades.

No início da madrugada da terça-feira (05), uma região de cavado se forma antes da chega do sistema frontal e instabilidades levam potencial de chuvas intensas e tempestades no centro-norte e sul do estado de São Paulo e no extremo oeste da região do Triângulo Mineiro.

No período da manhã, o cavado se desfaz e a frente fria avança de forma costeira pelo estado de São Paulo, mas provocando mais aumento de intensidade do que chuva. Chuvas fraca é prevista somente no sul paulista.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, o sistema frontal já atinge o litoral norte paulista e o sul do Rio de Janeiro. Assim, permite que os ventos de sul transportem umidade para o leste de São Paulo em consequentemente, há o desenvolvimento de instabilidades e a ocorrência de chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer com tempestades pontuais, na região metropolitana da capital paulista até a região do Vale do Paraíba.

Chuvas mais pontuais e de curta duração podem atingir o nordeste de São Paulo, o sul do Rio de Janeiro e o extremo sul de Minas Gerais.

Pancadas de até forte intensidade e tempestades severas podem vir acompanhadas de queda de granizo e de intensa atividade elétrica.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e há alerta potencial de tempestades mais severas, que podem vir acompanhadas de granizo, na porção central e norte de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no sul e sudeste de Minas Gerais, na região metropolitana de Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. No leste paulista, o risco de tempestade fica somente para a região de Campinas até o sul mineiro.

No período da noite, a frente fria se afasta para o oceano e as instabilidades remanescentes se deslocam para o interior perdendo força, mas mantendo o potencial de tempestades e pancadas de até forte intensidade no norte e nordeste de São Paulo, no leste do triângulo Mineiro até a região de Belo Horizonte. No leste paulista e no Rio de Janeiro, a previsão é de chuvisco e chuva muito fraca.

Massa de ar frio traz frio para um pequena parte do Sudeste

Com o deslocamento da frente fria e seu afastamento para o oceano, uma massa de ar frio volta a baixar as temperaturas em parte do Sudeste, além de contribuir também para o transporte de umidade para a faixa leste de São Paulo e para o Rio de Janeiro.

A queda de temperatura acontece a partir da manhã da terça-feira (05), mas com maior intensidade a partir do fim da tarde no centro-sul e leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O ar frio continua influenciando o tempo no leste do Sudeste até a manhã da quinta-feira (07), quando se afasta mais para o oceano e os ventos passam a atuar novamente de quadrante norte.

Não se trata de um evento intenso, mas a sensação de frio deve ser sentida no período da noite e da manhã com uma média das temperaturas variando de 15 a 20°C. Confira mais detalhes do comportamento das temperaturas para a sua localidade em tempo.com.