Frente fria avança contribui para muita chuva no Norte e no Nordeste a partir de domingo; veja a previsão do tempo
Frente fria e canal de umidade sobre o centro-norte do Brasil impulsionam a formação de tempestades nas Regiões Norte e Nordeste neste final de semana! Veja a previsão do tempo.
A atuação de um ciclone no Atlântico Tropical trará chuvas de até forte intensidade com o avanço de um sistema frontal nos próximos dias, especialmente no centro-norte do país. Esse sistema, combinado com o fluxo de umidade já existente sobre o Brasil, favorecerá a formação de tempestades severas a partir deste fim de semana.
Região Nordeste
Entre o final e início da noite de sábado (09), a frente fria avança sobre o extremo sul do estado da Bahia, trazendo potencial de tempestades acompanhadas de tempo severo. As chuvas de intensidade moderada a forte também devem atingir o centro-sul, oeste baiano e algumas cidades do centro-norte do estado.
Até o início da manhã de domingo (10) ainda há previsão de tempo severo nestas regiões, e ao decorrer da manhã, as chuvas passam a ocorrer com intensidade mais fraca.
À tarde, as chuvas mais intensas retornam ao sul e centro-norte da Bahia. Mas é entre a noite de domingo (10) e a madrugada de segunda-feira (11) que são esperadas as chuvas mais intensas com risco de tempestades, especialmente no centro-sul e na região metropolitana de Salvador. Na capital Salvador, a segunda-feira (11) terá tempo fechado em boa parte do dia, com períodos nublados e chuva ao longo do dia.
Além disso, o canal de umidade sobre o Brasil central também deverá provocar chuvas de intensidade fraca a moderada no centro-sul do Piauí e Maranhão, entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira. À noite, as chuvas perdem intensidade sobre a Bahia, mas ainda são esperadas precipitações fracas e pontuais no norte e oeste do estado, além do centro do Piauí e oeste de Pernambuco.
Região Norte
O canal de umidade que se estende do Acre até o litoral do Sudeste do Brasil impulsionará a formação de tempestades com raios e trovoadas sobre o Norte do país, especialmente no período da tarde de sábado (09). Desde Rondônia, passando pelo centro do Acre e Amazonas até o extremo sul do Pará, há previsão de chuvas de intensidade moderada a forte.
A partir da noite, as chuvas começam a ocorrer de forma pontual no Norte do país, e durante a madrugada podem se intensificar sobre o Amazonas. No domingo (10), o padrão se mantém: chuvas leves pela manhã e, a partir da tarde, com o aumento do calor e da alta umidade, ganham intensidade sobre grande parte do Norte e podem vir acompanhadas de raios e trovoadas.
A probabilidade de chuvas sobre o Norte e Nordeste diminui significativamente no início da semana, especialmente entre segunda e terça-feira, embora ainda sejam esperadas algumas instabilidades na tarde de segunda sobre o centro-norte do país.
Até o final da noite de terça-feira (12), o acumulado de chuva pode alcançar até 100 mm no centro-sul da Bahia e na região metropolitana de Salvador, além de pontos isolados no centro do estado. No Norte, o acumulado previsto deve variar entre 40 e 50 mm, com destaque para o extremo sul do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e parte de Roraima.