Frente fria avança pelo Sudeste nesta terça-feira: risco de chuvas intensas para SP, RJ e MG

Nos próximos dias, uma frente fria pode causar chuvas superiores a 100 mm, rajadas de vento de até 100 km/h e diversos transtornos para a população em boa parte da região Sudeste.

Uma frente fria tem atuado sobre a região Sul ao longo dos últimos dias, causando chuvas intensas. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alguns pontos do oeste do Paraná e de Santa Catarina registraram mais de 150 mm de chuva nos últimos cinco dias.

Tempestades atingem o Sudeste ao longo da semana

Agora, a frente fria está avançando e deve começar a atuar no Sudeste já nesta segunda-feira (09). Imagens de satélite deste início de tarde mostram tempestades se formando sobre o estado de São Paulo, e pontos de chuva se intensificando também em parte de Minas Gerais (especialmente Alto Paranaíba) e Rio de Janeiro.

Imagens de satélite (infravermelho) na segunda-feira às 12h40.
Imagens de satélite (infravermelho) Mostram tempestades se formando em parte do Sudeste já nesta segunda-feira. A chuva deve avançar ao longo da terça-feira pelos Estados.

Na terça-feira (10), o sistema continuará avançando pelo Sudeste, trazendo risco de tempo severo. Há risco de chuvas de até 100 mm no dia e rajadas de vento de até 100 km/h.

O INMET emitiu alertas para todo o oeste do estado de São Paulo, incluindo municípios como Presidente Prudente, Ourinhos, Assis e Itapetininga e também todo o litoral paulista, com risco de tempo severo. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvore e de objetos altos, alagamentos, enchentes e descargas elétricas (raios).

Além de São Paulo, Rio de Janeiro também será afetado com chuvas intensas que podem causar alagamentos, especialmente no interior do Estado. O oeste de Minas Gerais também será afetado pela passagem da frente, incluindo o Triângulo Mineiro, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata.

Mapa de acumulados totais de chuva até o fim da quarta-feira.
Mapa de acumulados totais de chuva até o fim da quarta-feira mostra que chove mais de 100 mm em alguns pontos localizados do Sudeste, com as regiões mais afetadas em São Paulo.

Embora as chuvas no estado mineiro e carioca sejam menos intensas que as chuvas no estado paulista, ainda há risco de acumulados de até 50 mm no dia e ventos intensos de até 60 km/h que podem causar pequenos danos locais e alagamentos, além de raios.

Chuvas reduzem em SP e RJ a partir de Quarta-feira

A partir de quarta-feira (11), as chuvas reduzem de intensidade e ficam mais restritas a pancadas localizadas que se formam entre Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto o tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro fica mais firme.

Previsão de densidade de raios na quarta-feira de tarde.
Previsão de densidade de raios na quarta-feira de tarde mostra que as tempestades vão se concentrar entre os estados de MG e ES, com chuvas menos significativas em SP e RJ.

Vale notar, no entanto, que chuvas fracas ainda podem se formar em toda a região litorânea paulista e carioca, e pancadas de chuva podem atingir de maneira localizada o extremo norte de São Paulo.

O que fazer em caso de tempestades severas?

Se atente às seguintes recomendações para evitar transtornos:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
  • Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
  • Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

E por fim, para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo desta semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.