Frente fria avança pelo Sul com tempestades severas e chuvas de até 180 mm! O frio mais intenso chega no fim da semana
Previsões indicam que um ciclone se formará durante a segunda-feira (14) e ocasionará chuvas intensas em toda a região Sul. Na sequência, uma massa de ar frio pode fazer as temperaturas despencarem.
Esta segunda-feira (15) já se inicia chuvosa no Sul do país - A presença de um cavado (região de baixa pressão) está causando tempestades especialmente no Rio Grande do Sul, com chuvas significativas ocorrendo também no Paraná e em Santa Catarina durante este último fim de semana.
Com o desenvolvimento de um sistema ciclônico e sua frente fria associada, os próximos dias serão de tempo severo. Primeiramente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para uma forte intensificação dos ventos nas regiões litorâneas de toda a região Sul, com possibilidade de movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
Além disso, em todos os três Estados, serão registradas chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O litoral e extremo leste de Santa Catarina serão particularmente afetados - pode chover mais de 100 mm em um único dia, trazendo um grande risco de transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Tempestades severas se formam em toda a Região Sul
Conforme a baixa pressão se aprofunda, haverá condições para formação de pancadas de chuva em todos os estados da região Sul. O ciclone se deslocará para o sul do Oceano Atlântico, mas sua frente fria continuará atuando no Brasil.
Ao longo da terça-feira (16), a frente fria avança e causa tempestades severas primeiramente no Rio Grande do Sul e mais tarde em Santa Catarina. No fim do dia, no Paraná também há risco de tempestades, especialmente no extremo sul e oeste do estado.
Conforme a frente avança para outros estados, o tempo no Rio Grande do Sul volta a ficar seco e firme. Ainda assim, até o final da Quarta-feira (17), previsões indicam acumulados que podem chegar a 180 mm no estado gaúcho até o final da passagem da frente.
Caso seu município seja atingido por tempestades severas, recomenda-se:
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, proteger documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
- Caso necessário, contatar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Frio retorna com força à Região Sul já na quinta-feira
Após a passagem da frente, a entrada de uma massa de ar frio vai fazer as temperaturas caírem muito no Sul do Brasil. Já na madrugada da quinta-feira (18), as temperaturas caem para valores inferiores a 10°C em boa parte de Santa Catarina, sul do Paraná e nordeste do Rio Grande do Sul.
Apesar da grande queda das temperaturas, as mínimas não ficam abaixo dos 7°C nem na região da serra catarinense e gaúcha. Isso significa que, por hora, essa massa de ar frio não deve causar geadas significativas.
As temperaturas baixas continuarão sendo sentidas no Sul ao longo dos dias seguintes. A massa de ar frio deve manter esse frio pelo menos até o domingo (21), e a queda das temperaturas será sentida inclusive em parte da região Sudeste.
Em resumo, os próximos dias serão de tempo severo na região Sul, com tempestades intensas, acumulados altos de chuva e, a partir da quinta-feira (18), quedas expressivas nas temperaturas. Para mais informações, não deixe de conferir as previsões específicas para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.