Frente fria chega ao Sudeste do Brasil já nesta semana: previsão de dias bastante chuvosos pela frente
A passagem de uma frente fria e a atuação de uma zona de umidade sobre o centro-sul do Brasil trazem potencial para chuvas intensas nesta semana na Região Sudeste.
A atuação de uma frente fria nesta semana na Região Sudeste deixará o tempo bastante instável, com possibilidade de durar até o final de semana. No meio da semana, espera-se a formação de uma zona de convergência entre as Regiões Norte e Sudeste, mantendo o tempo encoberto nos estados do Sudeste.
A semana começa com poucas chuvas, mas deve terminar com alto potencial de chuvas intensas
A partir desta terça-feira (12), o potencial de tempo severo aumenta devido ao deslocamento de uma frente fria, especialmente nas regiões Sul e Leste de São Paulo, mesmo que de forma costeira. No Rio de Janeiro, o sistema deve causar chuvas de intensidade fraca a moderada, concentradas apenas na noite de terça-feira (12).
Durante a noite de terça-feira (12) e a madrugada de quarta-feira (13), a frente fria avança pela faixa costeira do Sudeste. Nesse período, o padrão de zona de convergência começa a se formar, aumentando o potencial para tempo nublado e chuvas intensas em algumas áreas da região.
A quarta-feira (13) vai ser um dia com bastante nebulosidade em toda a extensão da Região Sudeste e com previsão de chuvas intensas em algumas áreas. No início da tarde, são esperadas chuvas de moderada a forte intensidade em grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, com potencial para raios e trovoadas. Esse cenário deve persistir ao longo da tarde, estendendo-se também ao norte de São Paulo.
Durante a noite, as chuvas ficam restritas ao centro-norte de Minas Gerais, com potencial para tempestades, e aos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde a previsão é de chuva fraca a moderada. Em São Paulo, espera-se chuvas fracas e pontuais, com muita nebulosidade ao longo da noite de quarta-feira (13).
Na madrugada de quinta-feira (14), são esperadas chuvas intensas no extremo norte de Minas Gerais e em cidades do sul do Espírito Santo. À tarde, o potencial de tempo severo retorna à Região Sudeste, especialmente no centro-norte e leste de Minas Gerais, onde as chuvas podem ser acompanhadas de raios e trovoadas, devido à combinação de calor e umidade disponível na atmosfera.
O canal de umidade deve continuar atuando na sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, com potencial de chuvas de intensidade moderada a forte no oeste e sul de Minas Gerais durante a manhã. À tarde, as chuvas alcançam o centro-norte e leste de São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro.
A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve atuar entre os dias 12 e 16, trazendo potencial de chuvas durante o feriado do dia 15. A partir de sábado (16), a zona de umidade começa a enfraquecer, e as chuvas passam a apresentar intensidade moderada a fraca.
Até a noite de sábado (16), o acumulado pode alcançar 90 milímetros no centro-leste de Minas Gerais e na porção central de São Paulo. No Rio de Janeiro, o acumulado deve variar entre 20 e 40 mm, enquanto no Espírito Santo, alguns municípios do sul podem registrar até 70 mm. Em resumo, os maiores acumulados são esperados no oeste de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e centro-leste de São Paulo.