Frente fria chega ao Sudeste do Brasil nesta quinta-feira; veja a previsão
Nesta quinta-feira, a frente fria que influenciou o tempo no Sul do Brasil vai avançar para a costa da Região Sudeste, causando chuvas volumosas e intensas nos próximos dias. Veja aqui mais detalhes da previsão.
A frente fria que está causando muita chuva da Região Sul do Brasil vai avançar lentamente para o Sudeste do país nesta quinta-feira (21). O sistema frontal avança pela costa do Sudeste e vai ajudar a trazer o fluxo de umidade da Amazônia para a região, causando chuvas intensas e volumosas, especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. O frio também volta a marcar presença na região, principalmente na sexta-feira (22).
Acompanhe abaixo os detalhes da previsão para os próximos dias na Região Sudeste.
Quinta-feira
A frente fria chega ao Sudeste nesta quinta-feira (21) já formando instabilidades no litoral sul de São Paulo no período da manhã. À tarde, são esperadas chuvas volumosas e de até moderada intensidade e que podem vir acompanhadas de trovoadas na faixa leste, no oeste, no sudoeste e no noroeste de São Paulo, na metade sul do Espírito Santo e no leste e sudeste de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte. No Rio de Janeiro as chuvas devem ocorrer de forma mais fraca.
No período da noite, as instabilidades reduzem na região e as chuvas mais intensas devem ser registradas no oeste de São Paulo, e no sudoeste, no centro e no meio-leste de Minas Gerais. O litoral de São Paulo deve ter chuvas contínuas e fracas, enquanto que no Rio de Janeiro e Espírito Santo elas serão fracas e de forma mais pontual.
O frio também será uma característica nos próximos dias; isso porque uma massa de ar frio vai penetrar na região, fazendo as temperaturas diminuírem a partir desta quinta-feira (21). As temperaturas mínimas indicam que entre a madrugada e o início da manhã da quinta-feira (21) os valores devem oscilar entre 17ºC e 22ºC na maior parte do Sudeste. Apenas em algumas áreas do sudoeste de São Paulo e da região de Vila Velha, no Espírito Santo, que elas devem ficar por volta dos 26ºC.
Em relação às temperaturas máximas, no leste de São Paulo, metade sul do Rio de Janeiro e metade sul do Espírito Santo, elas devem variar entre 19ºC e 26ºC. Nas demais áreas do Sudeste, elas oscilam entre 27ºC e 33°C, com os maiores valores sendo observados principalmente no norte mineiro.
As temperaturas registradas nas capitais serão: em Belo Horizonte e em São Paulo: máxima de 28ºC e mínima de 19ºC; Rio de Janeiro: máxima de 26ºC e mínima de 22ºC; Vitória: máxima de 31ºC e mínima de 23ºC.
Sexta-feira
Na manhã da sexta-feira (22), as instabilidades reduzem no Sudeste. São esperadas chuvas fracas a moderadas no centro-norte e no leste de São Paulo, em grande parte do Rio de Janeiro, e no leste e porção central de Minas Gerais. No Espírito Santo, devem ocorrer chuvas mais pontuais.
Ao decorrer da tarde, as instabilidades ganham força e atingem grande parte da região, com chuvas intensas e volumosas ocorrendo principalmente no noroeste paulista, no sul e no leste mineiros e no Espírito Santo. À noite, essas chuvas reduzem em São Paulo, e devem ocorrer de forma fraca no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em Minas Gerais, ainda há chances de chuvas intensas e localizadas em algumas áreas do sul e da metade norte.
O frio continua sobre a região, com temperaturas mais baixas no início da manhã. A maior parte do Sudeste deve registrar mínimas entre 20ºC e 23ºC; contudo, valores mais baixos entre os 15ºC e 19ºC devem ser observados no leste de São Paulo e no sudeste de Minas Gerais.
As temperaturas máximas se mantêm amenas em toda a Região, variando entre 20°C e 30ºC na maior parte do Sudeste, sendo os valores mais altos registrados no norte de Minas Gerais e no sudoeste de São Paulo. Contudo, valores entre 15ºC e 19ºC devem ser marcados na região Serrana do Rio, no sul de Minas e no leste paulista.
Nas capitais, as temperaturas registradas devem ser: Belo Horizonte: máxima de 26ºC e mínima de 19ºC; São Paulo: máxima de 23ºC e mínima de 18ºC; Rio de Janeiro: máxima de 24ºC e mínima de 21ºC; Vitória: máxima de 28ºC e mínima de 23ºC.