Frente fria chega ao Sudeste e chuvas intensas não dão trégua ao Sul

Uma frente fria que se forma nesta terça-feira avança até o Sudeste e provoca mudanças no tempo nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já na Região Sul, novo episódio de chuva deixa alertas para Santa Catarina e o Paraná. Confira aqui os detalhes da previsão.

alerta, tempestades
Mudança do tempo para o Sudeste e chuvas ainda deixam alertas de tempo severo para a Região Sul.

O processo de formação de uma frente fria tem proporcionado eventos de chuva intensa no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, que se espalham pelo território catarinense e atingem o sul, oeste e leste do Paraná nesta terça-feira (14).

Pela manhã há alertas de tempestades e risco de alagamentos no norte gaúcho, oeste e sul catarinense. A partir da tarde, os alertas passam para as demais regiões de Santa Catarina, sul e leste do Paraná, sendo este último mais para o fim do dia.

A frente fria chega ao Sudeste

Na manhã de quarta-feira (15), a frente fria se encontra mais afastada no oceano e enfraquecida, deixando o tempo nublado desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo. Ocorrência de chuva fraca somente no leste e norte de Santa Catarina, centro-leste e norte do Paraná e no sul paulista.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, o sistema frontal se desloca mais para o norte chegando a região metropolitana de São Paulo, proporcionando aumento da nebulosidade e chuvas de fraca intensidade, sem potencial para transtornos. No norte catarinense e no leste paranaense, passa a chover com moderada intensidade e de forma mais abrangente, também sem alertas de tempo severo.

Entre o meio e o fim da tarde, a frente fria se encontra mais deslocada para o norte e começa a mudar o tempo no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com chuvas de fraca intensidade ainda ocorrendo entre o norte de Santa Catarina e a faixa leste de São Paulo até o sul fluminense. No entanto, para o norte do Paraná, oeste e norte paulista, e região de Ourinhos, Assis, Marília, Tupã e Bauru, há risco de tempestades.

Entre o fim da tarde e o início da noite, as chuvas começam a perder intensidade no Paraná e no interior paulista. No entanto, passa a chover no Rio de Janeiro com fraca intensidade, que segue ao longo da noite, bem como no leste paulista.

Na quinta-feira (16), a frente fria e a formação de uma cavado no norte da Região Sul deixa o tempo nublado com ocorrência de chuvas fraca e isolada ao longo do dia, alternando com período de melhoria em Santa Catarina, no Paraná, na faixa leste paulista e no Rio de Janeiro. No extremo sul mineiro, apenas céu nublado.

Uma sexta-feira com novos alertas de tempestade e chuvas volumosas

No decorrer da madrugada da sexta-feira (17), a região de cavado se intensifica fortalecendo as instabilidades que provocam chuvas de moderada intensidade no norte do Rio Grande do Sul, ao longo de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná.

Nas primeiras horas da manhã, as chuvas aumentam de intensidade podendo ocorrer na forma de tempestades nas mesmas regiões. Até o fim do período as intensas chuvas se espalham por toda a porção norte gaúcha e meio-oeste catarinense.

alerta, tempestades
Chuvas volumosas e com potencial para tempestades volta a ocorrer na sexta-feira, principalmente no período da tarde no norte do RS e em SC.

No período da tarde, alerta de tempestades para todas as regiões catarinenses, Norte e região Central do Rio Grande do Sul. Em decorrência do elevado volume, há potencial para alagamento e inundações. Há possibilidade de atingir a região metropolitana de Porto Alegre por volta do fim da tarde.