Frente fria chega ao Sudeste já nesta semana: alertas de chuvas intensas, tempestades severas e volumes elevados
Mudança de padrão está em curso e uma frente fria consegue avançar e trazer alívio ao calor em parte do centro-sul do Brasil. Mas, principalmente, há risco de chuvas muito intensas e de tempestades.
Aqui na Meteored Brasil já estamos anunciando sobre as mudanças mais intensas sobre a Região Sul nos próximos dias, que colocará um fim na onda de calor. A mesma frente fria e massa de ar frio também vão influenciar parte da Região Sudeste.
Essa mudança para o Sudeste traz elevado potencial para transtornos, através de chuvas muito intensas, elevado volume e potencial de tempo severo para os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Confira a seguir os detalhes da previsão do tempo e os alertas.
Forte mudança do tempo deixa alertas de chuvas intensas, elevado volume e potencial de tempo severo
A frente fria da forte mudança do tempo já atua na fronteira da Região Sul com o Uruguai e a Argentina e vai avançar pelos estados do Sul do Brasil nesta terça-feira (13). Nesse deslocamento, há a formação de instabilidades pré-frontais no leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro a partir do meio da tarde. Já há alerta para risco de tempestades nessas áreas.
Mas é na quarta-feira (14) que o sistema frontal chega de fato ao Sudeste. A frente fria avança de forma mais costeira e no período da manhã atua entre o sul paulista e a região da capital do estado de São Paulo, contribuindo para o aumento da nebulosidade e para chuvas de até moderada intensidade na porção litorânea. Na região da capital pancadas isoladas já podem ocorrer.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, a frente fria avança mais e contribui para a formação de instabilidades em todo leste de São Paulo, no extremo sul e Zona da Mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Alerta para pancadas de forte intensidade e para o potencial de tempestades. As chuvas mais intensas ocorrem no sul e no litoral paulista.
No decorrer da tarde o risco para transtornos aumenta muito. Há alerta de chuva forte e para o risco de tempestades severas, que podem provocar intensas rajadas de vento e queda de granizo. Alerta para todo o estado de São Paulo, centro-sul e Zona da Mata de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro.
No período da noite, as chuva continua com moderada a forte intensidade no centro-norte e leste de São Paulo, na Zona da Mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Os maiores acumulados e potencial para transtornos estão para a região metropolitana de São Paulo, litoral norte paulista, região do Vale do Paraíba e para o Rio de Janeiro.
Alerta para a continuidade das chuvas intensas na madrugada de quinta-feira (15) no litoral norte paulista, região do Vale do Paraíba, região da Zona da Mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
No período da manhã a massa de ar frio consegue avançar pelo estado de São Paulo e diminui o potencial de chuvas, permitindo o tempo mais firme. No entanto, a circulação dos ventos de sudeste continuam transportando umidade para a faixa leste deixando o tempo nublado e com risco de chuvas intensas no litoral norte e Vale do Paraíba.
A formação de uma região de cavado ajuda a fortalecer os efeitos da frente fria sobre o Sudeste. Assim, a partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades severas no centro-sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro, no extremo oeste de São e nas localidades do norte paulista próximas ao território mineiro, e agora na também no estado do Espírito Santo.
No período da noite, chuvas de até forte intensidade ainda podem atingir o norte de São Paulo e a região do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade.
Na sexta-feira (16), a tendência traz uma condição de tempo firme para o estado de São Paulo e o Rio de Janeiro, e de potencial de chuvas intensas e tempestades para o estado de Minas Gerais e o Espírito Santo.