Frente fria chega ao Sudeste nesta sexta-feira: sistema traz potencial de tempestades e frio para parte da região
Após uma semana de temperaturas muito elevadas, ar mais frio chega a parte do Sudeste na sexta e temperaturas caem expressivamente no leste de São Paulo e Rio de Janeiro.
A semana está sendo de muito calor no Sudeste. Sob a influência de um forte padrão de bloqueio, várias áreas estão registrando temperaturas próximas aos 40°C. Porém, vem aí uma mudança no tempo, principalmente para o leste da Região!
A região frontal que estava estacionária sobre o Uruguai e Rio Grande do Sul começou nesta quarta-feira a se deslocar para norte, e deve chegar ao litoral de São Paulo na madrugada de sexta-feira. Até o final do dia, ela avança ao longo da costa até o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Durante o sábado e o domingo, anticiclone pós-frontal irá reforçar os ventos soprando do oceano em direção ao continente, deixando a faixa leste da Região e várias áreas de Minas Gerais com predomínio de nebulosidade.
Vamos destacar a seguir as condições de chuva e temperatura no Sudeste, associadas a esta frente, até o próximo domingo (29).
Fim de semana de nebulosidade e chuva fraca no litoral
A frente chega ao sul de São Paulo na manhã de sexta-feira (27). Neste período, o sul e todo o leste do estado tem aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva de fraca a moderada intensidade. Entre a sexta e o sábado, com o avanço da frente fria pelo oceano, as áreas de chuva fraca a moderada se deslocam para o Rio de Janeiro (especialmente o sul do estado) e Espírito Santo. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas não são esperados grandes acumulados.
Os modelos de confiança da Meteored|Tempo.com vem mostrando, nas suas últimas rodadas de previsão, a possibilidade de tempestades e chuvas fortes na região central do estado de São Paulo, na tarde de sexta-feira!
Podem se formar, nesse período, nuvens de grande desenvolvimento vertical, com alta incidência de raios. Os acumulados de chuva previstos ficam em torno dos 30 mm, em um curto espaço de tempo, indicando a possibilidade de chuvas intensas.
Em Minas Gerais, há possibilidade apenas de chuva muito fraca e acumulados pequenos a leste do estado, como nas regiões das cidades de Teófilo Otoni e Ipatinga. Em Belo Horizonte, apesar da passagem da frente causar mudança na direção do vento, não é prevista nenhuma chuva, e a estiagem na capital mineira (que já dura mais de 150 dias), ainda deve continuar.
Frente trará queda acentuada de temperatura a parte da Região
Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a passagem da frente fria na sexta-feira trará uma condição conhecida como “mínima invertida”. Normalmente, as menores temperaturas diárias em uma localidade ocorrem no final da madrugada/início da manhã (pois a temperatura tende a ir decaindo ao longo da noite); ao longo do dia a temperatura vai subindo, atinge o máximo no meio da tarde, e está ainda alta no início da noite. Porém, nesta sexta, como a frente fria vai se deslocando pelo litoral ao longo do dia, São Paulo começará o dia com 20°C ao amanhecer, e chegará ao início da noite com 17°C, caracterizando a mínima invertida. O mesmo ocorrerá no Rio de Janeiro: o dia na capital fluminense começa com 24°C, e a mínima ocorrerá à noite (22°C).
O anticiclone pós-frontal que se seguirá à frente fria vai manter os ventos predominantes de quadrantes sul e leste sobre o Sudeste entre a sexta e o domingo, trazendo um alívio do forte calor em grande parte da Região, e até certa sensação de frio à faixa leste.
Em São Paulo, a queda das temperaturas máximas será expressiva: enquanto a previsão na tarde de quarta é de 36°C, a máxima do sábado deve ser apenas de 22°C. No interior do estado, embora a frente não consiga atuar com força e trazer uma queda de temperatura tão grande, haverá um pouco de alívio: Araçatuba e Ribeirão Preto, que na quinta devem bater máximas de 40°C, não devem passar dos 35°C no sábado.
Na cidade do Rio de Janeiro, a queda das temperatura máximas também será significativa: a tarde de sexta marcará 34°C, enquanto no sábado, a máxima será de apenas 24°C. Já em Belo Horizonte e Vitória, apesar da previsão de aumento de nebulosidade, as temperaturas não sofrerão grandes alterações.