Intensa frente fria muda o tempo na região Sudeste neste fim de semana; confira as regiões de risco
Um ciclone formado no Sul do Brasil, juntamente com uma frente fria, deve provocar mudanças significativas no tempo no Sudeste ao longo do fim de semana.
A sexta-feira (13) marcou a formação de um ciclone entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, cuja frente fria associada está avançando sobre o Brasil. Este sistema frontal vai deixar o tempo instável na Região Sul, Centro-Oeste e também no Sudeste ao longo do fim de semana. Tempestades localizadas são esperadas ao longo da trajetória do sistema. Confira agora os detalhes da previsão do tempo para o final de semana na região Sudeste.
Sábado
No sábado (14), a frente fria avança, alcançando o Sudeste. O tempo fica instável, com previsão de chuvas espalhadas por toda a região. As temperaturas máximas devem atingir cerca de 26ºC na maior parte do Sudeste, enquanto no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, os termômetros podem chegar aos 30ºC.
As chuvas podem ser pontualmente fortes, na forma de tempestades localizadas, principalmente no interior, entre São Paulo e Minas Gerais. O mapa abaixo mostra a previsão de densidade de raios - um indicador de severidade - do ECMWF para às 14h do sábado (14), destacando os locais onde podem ocorrer tempestades.
A região Centro-Oeste também pode ser afetada por temporais pontuais, como pode ser visto na imagem acima.
Domingo
Entre sábado (14) e domingo (15), um novo ciclone se forma na costa, entre o Sul e Sudeste, mantendo o tempo instável em grande parte da região. O potencial de severidade diminui, com possibilidade de tempestades isoladas mais restritas na divisa entre Minas Gerais e Goiás. As temperaturas máximas tendem a subir em toda a região, ultrapassando 30ºC no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Há previsão de chuva em grande parte do Sudeste, com exceção do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, como mostra o mapa de probabilidade de precipitação do modelo ECMWF abaixo, para a tarde de domingo.
Os acumulados de chuva até a segunda-feira (16) variam bastante na região. Os maiores volumes, em torno de 100 mm, são previstos para áreas como a mesorregião de Ribeirão Preto (SP), entre Juiz de Fora (MG) e Três Rios (RJ), além da região ao norte de Uberlândia (MG). Confira no mapa abaixo o acumulado de precipitação até a meia-noite de segunda-feira (16), segundo o modelo ECMWF.
Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) deve registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados próximos de 60 mm, seguida por São Paulo (SP), com 16 mm, Vila Velha (ES) com 9 mm e Rio de Janeiro (RJ) com 7 mm.
Continue acompanhando a previsão do tempo no Sudeste e veja o que esperar para sua cidade no site da Meteored | Tempo.com.