Frente fria e ciclone trazem chuvas intensas sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste: há alertas até o fim de semana

O INMET emitiu alertas que vão perdurar até o fim de semana para praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste, com possibilidade de chuvas volumosas e ventos intensos que podem causar grandes transtornos para a população.

Alagamentos estão sendo registrados em toda a grande São Paulo.
Alagamentos estão sendo registrados em toda a região metropolitana paulista, com as maiores ocorrências em Carapicuíba, Osasco e também zona norte da capital paulista.

Um ciclone está se formando na altura do Rio Grande do Sul, e o sistema trará consigo uma frente fria que deve atravessar o país ao longo dos próximos dias. Junto a um fluxo de umidade que já existia sobre o país, o sistema impulsionará a formação de tempestades severas já a partir desta quinta-feira (07).

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas que vão perdurar até o fim de semana para praticamente toda a região Centro-Oeste e Sudeste.

Há possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Os temporais podem ocasionar cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvore, alagamentos em áreas urbanas, e pequenos deslizamentos em encostas e áreas propícias que sejam atingidas por volumes altos de chuva.

Mais de dois mil municípios estão sobre um aviso laranja (grau de severidade: perigo) devido à possibilidade de tempestades intensas. Confira a seguir como fica a previsão para os próximos dias:

Tempestades se formam em todo o Centro-Oeste e Sudeste

Nesta Quinta-feira (07), no Centro-Oeste, já existe possibilidade de pancadas de chuva no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e acumulados especialmente altos no Mato Grosso do Sul.

No Sudeste, as chuvas mais intensas se concentram em São Paulo e parte de Minas Gerais, enquanto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo predominam chuva fraca ou tempo firme.

Previsão de chuva, vento e pressão atmosférica na sexta-feira durante a manhã.
Previsão de chuva, vento e pressão atmosférica na sexta-feira durante a manhã mostra a formação de um ciclone, com centro sobre o oceano Atlântico na altura da região Sul do Brasil.

Na Sexta-feira (08), tempestades localizadas continuam atingindo praticamente todo o Centro-Oeste. Os acumulados mais intensos de chuva serão, no entanto, registrados no Sudeste, entre São Paulo, Minas Gerais (Alto Paranaíba e Sul até a região metropolitana de Belo Horizonte) e Rio de Janeiro, onde há risco alto de alagamentos.

Previsão de água precipitável no sábado durante a tarde.
Previsão de água precipitável no sábado durante a tarde mostra que as condições para formação de chuva em São Paulo e Mato Grosso do Sul reduzem bastante no fim de semana.

No Sábado (09), as chuvas começam a enfraquecer em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, mas chuvas fracas ainda podem ser registradas nestes Estados.

Os demais estados continuam sendo atingidos pelas tempestades, com acumulados muito altos esperados entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde destaca regiões mais propícias a serem atingidas por tempestades severas neste dia, com o sistema se movendo para norte

No Domingo (10), o tempo no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais fica predominantemente firme e com pouquíssima chuva prevista.

O sistema avança para norte e as tempestades se concentram especialmente entre o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e sul da Bahia, atingindo também Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Governo de São Paulo instala gabinete de crise climática

Devido à previsão de tempestades intensas sobre o estado de São Paulo nos próximos dias, o governo instalou um gabinete para garantir respostas mais rápidas à população em casos de emergência causada pelas chuvas que estão sendo previstas, especialmente em casos de deslizamento e desmoronamento.

Isso permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle - Comunicação do Governo de SP.

O gabinete de crise começou a operar nesta quinta-feira (07) e foi montado dentro do Centro de Gerenciamento de Emergências, composto por agências reguladoras do estado de SP, concessionárias de energia elétrica como Enel e CPFL, a Sabesp e outros órgãos, que terão ao menos um representante no colegiado.