Frente fria e massa de ar frio provocam forte mudança do tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro na próxima semana
Entre a próxima segunda e terça-feira, uma frente fria e uma massa de ar frio vão avançar por parte da região Sudeste, mudando completamente o panorama meteorológico da região.
Ao longo das últimas semanas, a região Sudeste tem registrado tempo muito seco e pouquíssima nebulosidade, o que faz com que o Sol incida de maneira forte durante a tarde, elevando as temperaturas, e também com que as madrugadas sejam muito frias.
No entanto, previsões já mostram a possibilidade de mudança com a formação de uma frente fria ao longo dos próximos dias. O sistema deve influenciar o tempo e quebrar o padrão meteorológico atual especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A partir de segunda-feira (29), a frente fria chega a São Paulo, atingindo especialmente o leste do Estado e a região litorânea. Infelizmente, o interior paulista não será afetado de maneira significativa pelo sistema, apenas pela formação ampla de nebulosidade.
Durante a terça-feira (30), o sistema avança, acompanhado de uma massa de ar frio, e também causa uma mudança nas condições meteorológicas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nos municípios mais ao leste de Minas Gerais.
Mudança do tempo na região Sudeste
A passagem da frente pode causar desde chuviscos leves até pancadas moderadas, dependendo do município. Os acumulados no leste e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro podem chegar a 50 mm, o que é uma quantidade significativa para essa época do ano. Não há previsão de tempestades extremamente severas.
Isso significa que, especialmente na região litorânea, o sistema pode vir acompanhado por tempestades com trovoadas e relâmpagos. Também existe a possibilidade do fenômeno gerar ventos fortes que, em alguns locais, pode causar danos como quedas de galhos de árvores e objetos altos como placas e letreiros.
Além das chuvas, a frente fria ocasionará também um aumento na umidade relativa do ar e da nebulosidade geral na região que, ao longo das últimas semanas, tem registrado primariamente tempo seco, céu aberto e sol intenso.
O aumento na cobertura de nuvens, junto à entrada de uma massa de ar frio, serão responsáveis por uma queda nas temperaturas máximas (registradas durante a tarde) durante a segunda e a terça-feira, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. É possível notar essa queda nas previsões para as capitais de ambos os Estados (como visto nas imagens acima e abaixo).
Curiosamente, no entanto, a massa de ar frio deve contrabalancear a nebulosidade, o que faz com que não haja nenhuma queda expressiva nas temperaturas mínimas (registradas durante a madrugada). As mínimas já estavam muito baixas nos últimos dias graças à perda radiativa durante as noites de céu claro.
Para não ser pego de surpresa durante a semana que vem, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada de chuva e temperaturas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.