Frente fria e massa de ar frio trazem chuvas, alívio ao calor e melhoram a qualidade do ar em toda a Região Sul
Há previsão de chuvas no Sul do país neste final de semana. Após a passagem do sistema frontal, a massa de ar frio deve reduzir as temperaturas, com mínimas abaixo de 10°C em algumas cidades.
Frente fria avança pelo Sul do país, trazendo aumento de nebulosidade e chuvas em várias cidades. Após a passagem, uma massa de ar frio deve baixar as temperaturas e melhorar a qualidade do ar neste fim de semana.
Durante a sexta-feira (13), chuvas de intensidade fraca a moderada devem ocorrer em todo o estado do Rio Grande do Sul, especialmente na porção central e metade norte, e nas regiões central e oeste de Santa Catarina. No decorrer da tarde e início da noite de sexta-feira (13), o sistema se desloca para o leste de Santa Catarina, e não está descartada a possibilidade de descargas elétricas.
A partir do sábado (14), o sistema frontal segue para os estados de Santa Catarina e parte do Paraná, e as chuvas perdem intensidade sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo mais firme. No leste de Santa Catarina são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte entre a tarde e a noite de sábado (14).
Conforme o sistema avança em direção ao Oceano Atlântico, as nuvens tendem a se dissipar e as chuvas a perder intensidade. Com isso, as temperaturas devem cair, especialmente no Rio Grande do Sul, na manhã de domingo (15). As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 10°C em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto no extremo oeste do estado. Em Bagé, no extremo sul, as mínimas devem variar entre 5°C e 7°C no domingo.
Enquanto isso, as chuvas chegam com maior intensidade ao Paraná neste domingo (15), com precipitação fraca a moderada entre a tarde e a noite. A passagem do sistema frontal deve aliviar a sensação de calor no estado após uma semana quente e seca, com máximas próximas de 40°C.
Confira as máximas e mínimas previstas para este domingo (15) nas capitais do Sul do país: em Porto Alegre (RS), 19°C e 11°C; em Florianópolis (SC), 19°C e 15°C; e em Curitiba (PR), 13°C e 11°C.
Qualidade do ar deve melhorar após a passagem da frente fria
Com a passagem do sistema frontal e da massa de ar frio, espera-se que a qualidade do ar na Região Sul melhore nos próximos dias, uma vez que a fumaça proveniente de queimadas no centro-norte do país estava sendo transportada para a região.
As partículas de queimadas, como no Pantanal e na Amazônia, estão sendo transportadas para o Sul do Brasil. Mas a tendência é que a qualidade do ar melhore nos próximos dias, passando de muito ruim para aceitável em algumas cidades do Rio Grande do Sul e para boa nos estados de Santa Catarina e Paraná.
A precipitação causada pela passagem da frente fria ajuda a limpar a atmosfera, e os ventos associados ao sistema tendem a deslocar a fumaça em direção ao Atlântico. A partir de segunda-feira (16), a massa de ar frio avança sobre Santa Catarina e Paraná, com mínimas entre 6°C e 10°C em algumas cidades.