Frente fria em formação traz alertas de tempo severo em boa parte do Brasil
O processo de formação de uma frente fria já provoca chuvas na Região Sul. O sistema avança nos próximos dias pelo país e traz potencial para eventos intensos de precipitação em boa parte do país. Confira aqui a atualização dos alertas de tempo severo.
Muito já foi falado sobre a intensa mudança de padrão que acontece a partir deste domingo, 30 de outubro. No entanto, trazemos as últimas atualizações e detalhes das chuvas intensas, temporais e alertas de tempo severo.
O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria associada, já começou e chuvas de fraca a moderada intensidade atingem o centro-oeste de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná e no extremo noroeste do Rio Grande do Sul na manhã do domingo (30).
No decorrer do dia e no início da próxima semana, a frente fria avança e contribui para chuvas intensas e temporais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deixando em alerta para eventos de tempo severo. As regiões Norte e Nordeste também estão em risco para eventos tempestivos.
Destaques e alertas da previsão do tempo para o domingo
A partir do período da tarde, as instabilidades se intensificam e se espalham pelo centro-sul do país, devido à atuação de baixa pressão que dará origem ao ciclone extratropical. Alerta de temporais, que podem ocorrer com granizo, em todo o Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul, no centro-leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Esses eventos devem ocorrer de forma mais isolada, com exceção do território gaúcho onde a precipitação acontece de forma mais abrangente.
No período da noite, a frente fria já está formada sobre a metade norte do Rio Grande do Sul. Assim, há elevado potencial para transtorno devido ao risco de tempo severo na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, no oeste e noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. As chuvas diminuem no Centro-Oeste e no Sudeste, mas pancadas e temporais pontuais ainda podem atingir o oeste de São Paulo e a porção central e sul de Minas Gerais.
Destaques e alertas da previsão do tempo para o segunda-feira
Na madrugada da segunda-feira (31), a frente fria avança pela Região Sul e proporciona alerta para intensos temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, tem todo o estado de Santa Catarina, do Paraná, no oeste e norte de São paulo, no oeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Região de cavado contribui para chuvas isoladas na porção central e oeste de Minas Gerais e no leste de Goiás.
No decorrer da manhã, a frente fria chega ao estado de São Paulo e o sistema contribui para o desenvolvimento das instabilidades no centro-sul e na porção central do país. Assim, há alerta de chuvas intensas e temporais no estado do Paraná, em todo o Mato Grosso do Sul, na metade sul do Mato Grosso, no estado de Goiás e no centro-sul do Tocantins, em todo o estado de São Paulo, centro-norte e oeste de Minas Gerais. Em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul, chuvas ocorrem ainda com fraca intensidade, mas sem potencial para transtornos.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e a precipitação ganha intensidade, aumentando o potencial para eventos tempestivos. Alerta de tempo severo no oeste e leste do Paraná, em todo o Centro-Oeste e Região Sudeste. Instabilidades também podem provocar temporais no sul, porção central e oeste da Bahia, bem como na Região norte, porém de forma muito isolada.
No período da noite, as chuvas diminuem de abrangência, as continuam com moderada a forte intensidade no norte do Paraná, em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em Goiás, no Mato Grosso, no nordeste do Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no leste do Acre e no sul do Amazonas. Na Região Sul, chuvas de fraca a moderada intensidade ainda podem ocorrer na porção central e leste do Paraná.
Destaques e alertas da previsão do tempo para o terça-feira
Na terça-feira (01), a massa de ar polar se espalha pelo país, o que diminui o potencial de chuvas intensas e temporais. No entanto, na madrugada chuvas de até forte intensidade ainda podem atingir o oeste e noroeste de São Paulo, o sul de Goiás, a região do Triângulo Mineiro. Na Região Norte, os eventos intensos de precipitação se espalham pelo Amazonas, Acre, metade sul do Pará e centro-norte do Tocantins.
Na manhã, a frente fria atua do Rio de Janeiro até a Região Norte, contribuindo para chuvas de moderada a forte intensidade, com maior potencial para transtornos no leste de Minas Gerais, no Tocantins, Pará e Amazonas. No restante do estado Mineiro, no sul, centro e oeste da Bahia e em Goiás, as chuvas ocorrem de forma mais isolada. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, tempo nublado, frio e chuvas de fraca intensidade.
A partir da tarde até o período da noite, as instabilidades se desenvolvem e há alerta de temporais e chuvas intensas em boa parte do estado de Minas Gerais, com exceção do sul, no Espírito Santo, em Goiás, no Tocantins, no Pará, na metade norte do Amazonas, em Roraima, no centro-sul do Maranhão, do Piauí e em boa parte da Bahia, com exceção do norte e faixa leste do estado.
No restante do país, o tempo firme predomina em boa parte, em virtude da atuação da massa de ar polar. No Leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo continua nublado, frio e com chuva fraca, devido ao escoamento de sul e sudeste.