Frente fria está mudando o tempo na Região Sudeste: muita chuva, tempestades e queda as temperaturas nas próximas horas
Pancadas de chuva podem se formar em todo o Sudeste ao longo dos próximos dias. Além disso, as chuvas serão acompanhadas de uma queda nas temperaturas em grande parte da região.
Até a última segunda-feira (11), uma grande parte da região Sudeste estava registrando tempo seco e muito quente. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), cidades como Jales e Valparaíso, em São Paulo, e Ituiutaba e Campina Verde em Minas Gerais registraram calor intenso, com temperaturas de 36°C.
Agora, nesta terça-feira (12), uma frente fria está avançando pela região sudeste e fazendo o tempo mudar após esse período de tempo seco e muito quente. Isso acontece porque, nos últimos dias, um ciclone intenso se formou e está impulsionando o avanço do sistema frontal pelo país.
O litoral sul de São Paulo também pode ser particularmente afetado pelas chuvas, com alertas para acumulados de até 100 mm no dia e ventos intensos de até 100 km/h.
ZCAS pode se formar, trazendo tempestades severas
Nesta terça-feira (12), embora muita nebulosidade comece a se formar na região Sudeste, as chuvas mais intensas ainda se concentram no litoral sul de São Paulo, com chuvas menos expressivas atingindo o restante da região. São Paulo capital, Rio de Janeiro capital e Belo Horizonte podem ser atingidas por chuvas, mas os acumulados não serão tão altos.
Ao longo da quarta-feira (13), no entanto, tempestades começam a se espalhar e atingir todos os Estados, com acumulados intensos entre Minas Gerais e Espírito Santo. Além de pancadas de chuva atingirem todas as capitais, inclusive Vitória, altos acumulados são esperados entre Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, com potencial alto para ocorrência de enchentes e alagamentos.
Na quinta-feira (14), as chuvas perdem a intensidade em São Paulo, mas as condições registradas no dia interior se intensificam e começam a formar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - um padrão conhecido por ocasionar chuvas volumosas no Brasil. Acumulados altos são esperados principalmente entre Minas Gerais e Espírito Santo, atingindo também o Rio de Janeiro e o norte e oeste de São Paulo com menor intensidade.
Na Sexta-feira (15), tempestades voltam a se formar de maneira mais abrangente no estado Paulista e, ao longo do final de semana, podem atingir todos os municípios da região Sudeste.
Temperaturas também caem no Sudeste nos próximos dias
Não são apenas as chuvas e a possível formação de uma ZCAS que serão impulsionadas pela passagem da frente. Uma massa de ar frio também avança pelo país e faz as temperaturas caírem especialmente em São Paulo, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. A formação de nebulosidade intensa também ajuda a fazer as temperaturas caírem.
Em São Paulo capital, as máximas caem de 30°C para 20°C nesta quarta-feira (13). Rio de Janeiro capital também registra uma queda de 35°C para 24°C, enquanto Belo Horizonte registrará uma temperatura máxima de 24°C nesta quinta-feira (14).
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município nos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.