Frente fria muda o tempo no fim de semana na Região Sudeste: chuvas e intenso contraste térmico

O fim de semana será marcado por mudanças bruscas no tempo no leste do Sudeste. Após dias de sol e muito calor, tem previsão de chuva e queda acentuada da temperatura.

Após dias ensolarados, muito secos e extremamente quentes, a expectativa é de mudanças no tempo neste fim de semana no Sudeste com a chegada de uma nova frente fria.

O sistema, no entanto, vai passar de forma costeira pelo leste da região, ou seja, as mudanças não ocorrerão em todas as áreas dos estados. A previsão é de aumento de nebulosidade, chuvas e logo seguida, queda acentuada da temperatura.

Com a chegada de uma frente fria, o tempo pode mudar bastante neste fim de semana em áreas do Sudeste. A previsão é de chuva e frio com o avanço de uma massa de ar polar.

Apesar das mudanças bruscas no tempo previstas para esses próximos dias na região, vale ressaltar que grande parte do Sudeste continuará como está, seca e bem quente. Mesmo que a temperatura caia alguns graus entre o norte de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, não será o suficiente para não sentir calor.

Onde a mudança vai acontecer

Como a frente fria vai avançar do Sul para o Sudeste, a previsão é de que a chuva chegue primeiro ao estado de São Paulo, onde existe a possibilidade para pancadas principalmente sobre cidades que fazem divisa com o Paraná. São áreas que podem receber chuvas fortes inclusive devido a combinação entre calor gerado pela pré-frontal e a umidade.

chuva
Mapa mostra acumulado de chuva previsto para os próximo dias no Sudeste. Chuva não vai se espalhar por toda a região mesmo com a chegada de uma frente fria.

O mapa acima mostra que a chuva pode avançar pela divisa toda, mas que também pode chegar ao leste paulista, ao Rio de Janeiro, além do sul de Minas Gerais e a Zona da Mata Mineira. São esperados volumes entre 10 e 30 milímetros, mas isso de maneira mal organizada.

Cidades no centro e oeste de São Paulo podem registrar algumas pancadas rápidas e isoladas, mas como o sistema frontal será afastado para o oceano, o cenário ainda é de muita irregularidade no interior.

Após a chuva, o frio avança mais

Após a passagem da frente fria, espera-se uma queda acentuada das temperaturas em partes do Sudeste devido a incursão de uma massa de ar polar no centro-sul.

frio
Anomalia de temperatura mostra avanço da massa de ar polar pelo centro-sul do país. Frio intenso chega a partes do Sudeste no fim de semana.

O mapa acima mostra até onde deve chegar esse ar frio na região. A anomalia negativa de temperatura representada pela cor azul do mapa representa a temperatura abaixo da média para o período e fica nítido como o frio vai chegar.

Na capital São Paulo a queda prevista é de 10°C entre sexta-feira (23) e sábado (24), em que a máxima sai de 32°C para apenas 22°C. Mas o frio não ficará restrito a somente isso.

No decorrer dos dias seguintes, conforme o tempo abrir, o frio avançará ainda mais pela região. A menor temperatura esperada na capita paulista por exemplo é de 4°C na manhã da terça-feira (27). No Rio de Janeiro a temperatura também cairá bastante, máximas de 26°C no sábado e apenas 22°C no domingo.

frio
Frio vai persistir e se espalhar mais pelo Sudeste até meados da semana que vem. Mínima de apenas 1°C ou até menos é esperada sobre áreas da Serra da Mantiqueira.

Conforme já mencionado neste artigo, o frio não será tão passageiro assim e a previsão é que baixas temperaturas sejam registradas ao menos até meados da semana que vem. O mapa acima mostra a temperatura de apenas 1°C na região da Serra da Mantiqueira na manhã de terça-feira (27).